Mais de 170 mil downloads são contabilizados pela Biblioteca Digital da UEL

Com 10 anos de existência, a Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Londrina (UEL) contabiliza 175 mil downloads de teses e dissertações. Linguística, Letras e Artes, Estudos da Linguagem e Letras são as áreas campeãs, que juntas somam 50 mil acessos. Já o Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, do Centro de Ciências Humanas (CCH), soma cerca de 35 mil downloads, seguido pelo Programa de Pós-graduação em Educação com quase 16 mil.

Desde 2005, quando foi criada, a biblioteca armazena 3.639 teses e dissertações de 66 cursos e programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), no endereço www.bibliotecadigital.uel.br.

Os três estudos acadêmicos mais “baixados”, sem mencionar as visitas, são do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, conforme aponta levantamento disponível no site da Biblioteca Digital.

No topo do ranking, com 1.680 downloads, está a dissertação intitulada “Programe sua mente e seja bem sucedido, feliz, influente, próspero e saudável: um estudo da persuasão em livros de auto-ajuda”, de Lilian Salete Alonso Moreira Lima. A autora defendeu a pesquisa dentro do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem em 2005, sob orientação da professora Edina Regina Pugas Panichi.

Na segunda colocação vem a dissertação “Histórias infantis no ensino da língua inglesa para crianças”, de Juliana Reichert Assunção Tonelli, defendida em 2005, que soma 1.077 downloads; e no terceiro lugar “Amor de perdição e amor de salvação: uma análise contrastiva”, que pertence ao Programa de Pós-Graduação em Letras, com 904 acessos. A dissertação foi defendida por Luzimari Bebendo em 2003, com orientação do professor Joaquim Carvalho da Silva.

Ranking

Outro dado que chama atenção é o total de downloads por instituição. A maioria deles é feita por pesquisadores, estudantes e professores da própria Universidade, isto é, só a comunidade da UEL soma pouco mais de 55 mil downloads de trabalhos. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) ocupa a 2ª posição, com 2.133 downloads na Biblioteca Digital da UEL. Na terceira colocação está a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), com mais de 2.011 downloads de trabalhos acadêmicos da UEL.

O sistema integra a Rede Brasileira de Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A Biblioteca Digital da UEL ocupa a 17ª posição do ranking IBICT em números de downloads de trabalhos.

Via: Governo do Estado do Paraná