Instituição de ensino

5 dicas para tornar sua instituição de ensino mais inovadora no mercado

O sucesso na educação é vinculado, em grande parte, ao aperfeiçoamento contínuo do professor e da instituição de ensino. Um ambiente educacional coerente à realidade contemporânea se torna, naturalmente, mais receptivo e agradável aos alunos.

Existe muita discussão em torno das mudanças necessárias para que a educação cumpra sua função social de transmitir o conhecimento e formar o estudante para atuar socialmente como um agente construtivo.

Em meio a todas as dúvidas, existe um consenso: para se educar com qualidade é preciso dominar os conhecimentos pertinentes à ação educativa e saber relacionar esses saberes à linguagem da contemporaneidade, ou seja, aliar o ensino às tecnologias educacionais.

Com a necessidade de se inovar o ensino, a seguir apresentaremos algumas dicas para que a sua instituição de ensino se torne mais inovadora e bem cotada no mercado. Acompanhe!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

1 – Aposte na aprendizagem adaptativa

aprendizagem adaptativa tem como objetivo principal criar um ambiente no qual o computador seja um instrutor para a promoção de interações de ensino, baseando-se nas necessidades individuais dos alunos.

Os sistemas de aprendizagem adaptativa buscam modificar o conteúdo didático de acordo com as respostas dos exercícios e tarefas apresentadas do aluno. Trata-se de uma ótima maneira para transformar o papel do aluno de receptor passivo de informações em colaborador nos processos educativos.

2 – Flexibilize a grade de ensino

Grades engessadas costumam provocar dificuldades nos alunos e reduzem o interesse geral nos cursos. Permitir que o aluno adapte sua grade com disciplinas optativas,  dando enfoque às suas áreas de interesse é essencial para que ele se mantenha interessado e produtivo na instituição.

Como cada curso possui suas disciplinas básicas que são indispensáveis para a formação do estudante naquela licenciatura, bacharelado ou tecnólogo, uma maneira de flexibilizar a grade é permitindo a formação a distância ou semipresencial nas matérias que não são do rol de foco do aluno.

3  – Adote a dinâmica da gamificação

Com a crescente aderência ao uso da internet dentro das salas de aulas, a mais nova tendência é a gamificação. Essa estratégia é altamente eficiente para promover interação e aumentar o interesse e o engajamento dos alunos pelo conteúdo.

O conceito é caracterizado pela utilização dos recursos de videogames dentro do ensino, como por exemplo: pontuação, fases e conquistas, entre outros. Esse tipo de dinâmica promove uma maior interação do aluno com o conteúdo — dentro e fora da sala de aula.

4 – Invista no mobile learning

Notebooks, smartphones e tablets estão presentes em praticamente todas as casas brasileiras. Esses dispositivos tecnológicos não são mais vistos como ferramentas exclusivas para o lazer e atualmente são imprescindíveis para o trabalho e principalmente para os estudos.

Com essa crescente adaptação ao acesso à internet para instrução, o mobile learning (ou aprendizado móvel) vem ganhando espaço nas instituições de ensino. Caracteriza-se pela interação dos estudantes por meio de variados dispositivos móveis — tornando a educação mais atrativa para os estudantes.

5 – Disponibilize um acervo digital

Em uma realidade cada vez mais conectada, oferecer alternativas digitais para auxiliar a aprendizagem do aluno é essencial. Isso pode ser realizado por meio da disponibilização das aulas lecionadas e bibliografia na página do aluno e também pela concessão de acesso às obras acadêmicas e literatura adotada ou referenciada na instituição de ensino.

A procura por conteúdos digitais é cada vez maior. Afinal, com acesso aos acervos de livros online, como o Minha Biblioteca, o aprendizado se torna mais fácil e prático — o que influencia diretamente a reputação e qualidade de ensino da instituição.

Gostou das nossas dicas para iniciar a transformação digital da sua instituição de ensino com a ajuda de recursos inovadores ? Caso queira implementar uma biblioteca digital em sua instituição, entre em contato conosco!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!