O avanço tecnológico tem provocado a transformação digital em diversos setores. As instituições de ensino superior (IES) estão adaptando os seus processos a uma realidade que requer o uso de novas ferramentas.
Dessa forma, os acervos digitais têm se tornado uma excelente ferramenta para as instituições.
Por isso, é fundamental entender tudo sobre biblioteca virtual, visto que, nesse cenário, ela é um dos recursos fundamentais para a promoção de uma educação de qualidade.
Leia este artigo para saber mais sobre a importância da biblioteca virtual e como a Minha Biblioteca tem transformado a realidade de centenas de IES brasileiras.
A leitura e a Era Digital
A Era Digital tem formado um novo tipo de leitor, principalmente devido aos novos meios de acesso à informação e comunicação. A internet tem oferecido diversas formas de administrar e gerir os conhecimentos.
Dessa forma, as bibliotecas virtuais estão ganhando ainda mais espaço, afinal, não é preciso esperar por filas, não há possibilidade de pagar multas de atraso, podem ser acessadas de qualquer dispositivo conectado à internet etc.
A transformação da era digital alterou a forma como as pessoas buscam conhecimento, por isso, novas tecnologias estão sendo exigidas para acompanhar as demandas da sociedade.
O que é uma biblioteca virtual?
Biblioteca virtual é um acervo de obras completas como livros, apostilas, áudios e vídeos que ficam armazenados na Nuvem e podem ser acessados por meio de dispositivos conectados à internet.
Qual a diferença entre biblioteca digital e biblioteca virtual?
Uma biblioteca digital pode ser composta também pelo acervo de uma instituição que já existia em formato físico e passou por um processo de digitalização. Bibliotecas virtuais são plataformas compostas de obras criadas em formatos específicos para o armazenamento e acesso digital.
Como funciona uma biblioteca virtual?
As obras podem ser organizadas por catálogos de diferentes áreas e disponibilizadas a diversos usuários que acessarão a plataforma com login e senha de uso pessoal e intransferível.
Os mesmos títulos podem ser consultados de forma simultânea, em tempo real, por computadores, tablets, smartphones e/ou notebooks com conexão à internet.
Tudo sobre biblioteca virtual: quais são as diretrizes do MEC?
Os critérios que o Ministério da Educação (MEC) determina para as bibliotecas virtuais das IES são tão rigorosos quanto para as bibliotecas físicas.
O conteúdo de uma biblioteca virtual deve acompanhar as descrições específicas das matrizes curriculares de todos os cursos da IES. Além disso, o MEC exige que a IES crie um Núcleo Docente Estruturante (NDE) para cada curso, a fim de elaborar políticas de atualização do acervo.
Todo conteúdo, antes de ser disponibilizado na biblioteca virtual da IES, deve passar por uma avaliação. Preferencialmente, um bibliotecário e o NDE devem trabalhar nisso.
A IES deve garantir que, tanto a bibliografia básica, quanto a complementar, que são definidas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), sejam contempladas na biblioteca virtual da instituição.
Como as bibliotecas virtuais são organizadas?
Para aprender tudo sobre biblioteca virtual é importante entender que os documentos eletrônicos são organizados em coleções. Cada fonte de informação é descrita por no mínimo dois atributos, um deles diz respeito ao conteúdo do documento e o outro deve ser uma breve descrição sobre o formato do arquivo.
A IES fornece os dados de acesso da biblioteca virtual para professores, estudantes, pesquisadores e demais funcionários. Cada usuário vai acessar determinados catálogos a partir da liberação do acesso por parte da instituição.
Quais são os benefícios das bibliotecas virtuais?
Esse novo formato disponibiliza um acervo repleto de conteúdos imprescindíveis para a formação profissional dos estudantes das IES, além de aprimorar a qualidade do ensino.
A primeira delas é o fato de criar uma rede de acesso a conteúdos sem barreiras físicas, facilitando o alcance à informação. Confira outras vantagens:
Compartilhamento
O mesmo livro, apostila, vídeo ou áudio pode ser acessado e analisado repetidas vezes por diversos usuários de forma simultânea, o que é praticamente impossível no formato físico.
Economia
A IES não precisa investir em espaço físico, funcionários e manutenção do local para armazenamento e organização das obras.
A substituição e a atualização de novas edições de títulos de uma biblioteca virtual também são realizadas em menos etapas e eliminam os problemas com depósito de obras antigas e descarte de títulos inutilizáveis.
Diversidade de conteúdo
A IES pode oferecer um amplo e atualizado conteúdo, colaborando com a qualidade da educação e possibilitando a prática de metodologias mais dinâmicas e centradas nas necessidades de conhecimento dos estudantes.
Acesso prático
Professores, pesquisadores, estudantes e funcionários da IES podem acessar os conteúdos disponíveis na biblioteca virtual em poucos passos.
Basta ter os dados de login e senha, acessar a plataforma da biblioteca e navegar no sistema, buscando por palavras-chave, títulos, autores etc.
Quando devo optar por uma biblioteca virtual na minha IES?
Tudo sobre biblioteca virtual aponta que a ferramenta é ideal para modernizar processos das IES, tanto para cursos presenciais, quanto para cursos a distância.
Isso ocorre porque essa tecnologia torna o acesso ao conhecimento muito mais rápido, simples e prático.
Além disso, o Decreto nº 9.235/2017 e a Portaria 332 do MEC já definem regras para que as IES modernizem as suas estruturas por meio da digitalização de todo o seu acervo acadêmico.
Esse passo sugere que, nos próximos anos, cada vez mais IES realizem a gestão de todos os seus documentos de forma virtual.
Muitas instituições estão se antecipando e adotando plataformas completas, criando as suas bibliotecas virtuais e promovendo uma melhora significativa em seus processos internos e externos.
Implementando uma biblioteca virtual: quais são os primeiros passos?
A IES precisa garantir que o conteúdo seja disponibilizado de forma compatível com diferentes tipos de dispositivos, como notebook e smartphone, e que a plataforma garanta a segurança das informações dos títulos e dos dados dos usuários, além de seguir todas as regras do MEC.
Portanto, o primeiro passo deve ser pesquisar tudo sobre a biblioteca virtual e buscar empresas parceiras experientes na implementação de bibliotecas em IES. Dessa forma, é possível elaborar um planejamento de acordo com as reais condições e necessidades da instituição.
É preciso considerar o porte, os recursos financeiros, o tempo e os funcionários da IES que participarão de todo o processo de implementação e treinamento para uso da plataforma.
A empresa parceira deve garantir a melhor tecnologia para criação de bibliotecas virtuais, oferecendo um sistema de qualidade, ágil, prático e seguro.
Conheça a Minha Biblioteca, presente em mais de 800 instituições
Quer contar com uma empresa séria, experiente e que vem modernizando centenas de IES no Brasil?
Conheça a Minha Biblioteca, a plataforma de biblioteca virtual implementada em mais de 800 instituições de ensino brasileiras, contribuindo com as notas 4 e 5 de mais de 50% das IES avaliadas pelo INEP, uma vez que, das 494 IES avaliadas, 240 são parceiras da Minha Biblioteca.
A Minha Biblioteca conta com tecnologia de ponta que facilita o acesso a milhares de títulos publicados por 15 grandes editoras acadêmicas do país e 38 selos editoriais.
O acervo é amplo e oferece títulos técnicos, científicos e acadêmicos em português que abrangem diversas áreas do saber em sete catálogos: Medicina, Exatas, Saúde, Sociais Aplicadas, Jurídico, Pedagogia e Letras & Artes.
Todo esse conteúdo contempla a bibliografia obrigatória e complementar de mais de 400 cursos de graduação e pós-graduação.
Já são mais de 4 milhões de usuários acessando mais de 10 mil títulos disponíveis no catálogo da Minha Biblioteca, seguindo todas as normas do MEC e fazendo uso de recursos de visualização, marcação de página e leitura offline que elevam a qualidade da educação superior.
Agora que você sabe tudo sobre a biblioteca virtual, entre em contato conosco e leve a Minha Biblioteca para sua IES.