Impacto dos livros digitais em bibliotecas universitárias

Em nossa última postagem, apontamos os 6 benefícios imperdíveis de uma biblioteca online. Agora, vamos abordar o impacto dos livros digitais em bibliotecas universitárias.

A implantação dos acervos digitais em instituições de ensino ainda encontra algumas barreiras. Entre elas, podemos destacar a falta de qualificação dos usuários, a dificuldade de acesso a rede de dados de alta velocidade e o alto investimento inicial. Porém, não podemos negar que a tecnologia já faz parte do contexto educacional. O potencial de uso dessas inovações é grande, e tem transformado a maneira como os estudantes se relacionam com o conhecimento.

Essas mudanças são ainda mais evidentes em instituições de ensino superior, uma vez que as universidades são, desde os primórdios da criação dos livros, consagrados ambientes de acesso à informação.

A internet surge tanto como motivação quanto como desafio dentro das universidades. Fazer uso dessa tecnologia para facilitar o acesso às publicações é um passo natural e inevitável.

Profissionais da área e os próprios estudantes encontram no ambiente virtual novas formas de se relacionar com os materiais didáticos. O processo burocrático do empréstimo de livros físicos já não faz mais parte da rotina de muitos graduandos. A digitalização das relações e do processo de aprendizagem aumenta cada vez mais a demanda por conteúdos que possam ser acessados de forma rápida e fácil.

Os desafios da biblioteca online nas universidades

No período de implantação, é necessário um estudo sobre a melhor forma de catalogar, armazenar e obter os materiais online. O consumo de livros digitais tem estimulado um investimento maior das instituições em tecnologia para subsidiar uma biblioteca digital. Os equipamentos necessários para disponibilizar o acesso e armazenar os ebooks são caros.

Entre os desafios que essas transformações implicam, a transição entre a leitura do livro físico para o consumo do conteúdo online se destaca. Mesmo que alguns dos universitários já estejam familiarizados com uma biblioteca online, facilitar esse processo para o restante dos usuários ainda é um ponto a ser trabalhado. A qualificação adequada de bibliotecários e técnicos tem um papel fundamental nessa implementação.

Além disso, leitura em tela pode ser incômoda, e chega a consumir um tempo entre 25% e 30% maior que um livro físico. Por isso, as dependências da biblioteca ainda são de grande valor para quem não tem total domínio das novas tecnologias. É importante que as universidades não deixem tais usuários de lado, continuando a investir também em seu acervo físico.

Se adaptando ao acervo digital

A combinação de livros físicos com uma biblioteca online permite o uso concomitante de certa publicação por mais pessoas. A portabilidade também é uma vantagem, já que livros que antes só podiam ser acessados nas dependências da universidade também estão disponíveis online. Os ebooks estão disponíveis a qualquer hora, a partir de qualquer lugar, e podem ser acessados através de tablets, computadores e smartphones.

Para os estudantes, diminuir os gastos com cópias de materiais indicados também é um diferencial.

Funcionalidades como destacar trechos e fazer marcações na publicação online também transformam a relação com os livros. Os estudantes têm mais autonomia na utilização dos materiais, absorvendo os conteúdos com mais propriedade e de forma mais intuitiva. Ao contrário da experiência com o acervo físico, essa liberdade não acarreta prejuízo à publicação, assegurando sua integridade.

As universidades precisam reconhecer as singularidades de cada perfil de universitário e atender suas demandas. Para que isso aconteça, investir tanto em acervo físico quanto em exemplares digitais é importante. Assim, a entrega da biblioteca se torna mais completa, facilitando o acesso ao conhecimento e o processo de aprendizado.

Essa publicação reflete a realidade em sua instituição de ensino? Deixe seu comentário abaixo e vamos conversar mais sobre o tema. Para receber mais conteúdos relacionados, assine a nossa newsletter.

Saiba como reduzir os custos da biblioteca de sua instituição de ensino