Geladeiras quebradas viram bibliotecas comunitárias em Ubatuba

Com a finalidade de estimular a leitura, a diretora de uma escola em Ubatura, no litoral norte de São Paulo, teve uma ideia simples, mas muito criativa: transformar geladeiras quebradas em bibliotecas comunitárias.

O projeto, intitulado de “Maré do Saber”, foi criado dentro de uma creche municipal pela educadora Ivanilda de Oliveira. Preocupada com a formação dos pequenos leitores, ela e as professoras da unidade começaram em 2012 a estimular o hábito entre as crianças, mesmo nos primeiros anos de idade. Nesta missão, convocaram os pais a participarem e também começaram a fazer ações em locais públicos, como praças.

Como a ideia era também contribuir com a educação da comunidade, neste ano o projeto foi expandido para além do bairro. Um pai de aluno que aposta no projeto passou a pintar as “geladeirocas”, surgindo assim a proposta de usar geladeiras quebradas para abrigar as obras.

Doações

As geladeiras, que foram doadas pela comunidade, estão expostas em três pontos da cidade e já contam com 500 livros que estão circulando entre leitores da cidade. Os livros também foram doados pelos pais dos alunos, entidades e biblioteca da prefeitura.

Quem quiser pegar um livro nas geladeiras é só ir até um dos pontos onde elas foram colocadas, escolher o título e levar. Dentro das obras, está uma orientação sobre o funcionamento do projeto – depois que a pessoa ler, ela devolve o livro em uma das unidades e se quiser colaborar com mais livros, que estão guardados em casa, é só deixar em uma das ‘geladeirotecas’.

Inspiração

A educadora se inspirou em um projeto semelhante em Sorocaba (SP), durante uma visita que fez à cidade. “Vi umas prateleiras em um shopping com vários livros e era o mesmo conceito das geladeiras. A pessoa levava, lia e depois devolvia. Como eu já tinha o projeto na escola, vi que dava pra fazer algo semelhante ao que vi no shopping também na minha cidade”, complementa Ivanilda.

Via: Portal G1