Autor de Fundamentos da Física dá entrevista à Minha Biblioteca

Entrevista com Jearl Walker: Fundamentos da Física

Atualização de conceitos, novas tecnologias e aplicações cotidianas. O lançamento da 12ª edição de Fundamentos da Física (volumes 1, 2, 3 e 4 – LTC | Gen) chega para transformar a experiência de ensino-aprendizagem de Física.

Publicada há mais de 60 anos e escrita por professores renomados – David Halliday (1916-2010) e Robert Resnick (1923-2014) -, a obra é um clássico mundial da área e acaba de chegar atualizada ao catálogo da Minha Biblioteca. Unindo tradição e inovação, a 12ª edição apresenta ainda recursos didáticos inéditos para estudantes e docentes.

Para Jearl Walker, autor responsável pela série, é a edição mais emocionante de ler. Por isso, confira abaixo a entrevista com o físico!

MB – Como foi sua trajetória até se tornar o autor da série?

Jearl Walker  – Cresci no Texas e recebi meu bacharelado em Física no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e meu doutorado na University of Maryland. Fui imediatamente contratado como professor na Cleveland State University, onde tenho lecionado nos últimos 50 anos. É curioso, mas usei a primeira edição deste livro de Halliday e Resnick, ainda como estudante do primeiro ano do MIT, há 33 anos atrás.

MB – Como percebe as mudanças na Física ao longo dos anos?

Jearl Walker – A Física mudará drasticamente no futuro próximo. Os avanços em teoria quântica  e as aplicações serão dramáticas. As aplicações (como por exemplo em carros autônomos) se tornarão mais difundidas.

Importância e novidades do livro
MB – Quais são os principais conceitos do livro e qual a sua relevância para a Física?

Jearl Walker – O livro tem vários propósitos. Ele apresenta os conceitos principais e básicos da Física para estudantes de Engenharia, Matemática e Ciências e compartilha um pouco da empolgação da Física no mundo cotidiano. Fornece ainda uma ponte entre a Ciência e Matemática do Ensino Médio nos cursos técnicos mais avançados e nos cursos universitários.

MB – O que os estudantes encontrarão nesta edição?

Jearl Walker – Das nove edições do livro que escrevi, esta é a mais emocionante de ler. Cada capítulo contém um exemplo, problema ou tarefa que chamará a atenção dos leitores.

Há um material sobre carros sendo dirigidos por computadores no trânsito rodoviário, exploramos a Física do vídeo de Michael Jackson, em que ele se inclina 45 graus para a frente sem cair, além de discutir as formas mais recentes de olhar para dentro de um corpo humano (especialmente o cérebro) com pouca ou nenhuma cirurgia.

MB – Qual a importância do ensino da Física na prática?

Jearl Walker – Para que um estudante possa compreender os avanços técnicos modernos para o resto de sua vida, ele precisa primeiro dos conceitos básicos de Física e todos estão no livro.