Fisiologia Humana

Conheça o livro “Fisiologia Humana: uma abordagem integrada – 7ª edição”

Importante obra para os estudantes da área de saúde, principalmente de medicina, “Fisiologia Humana: uma Abordagem Integrada” é o livro da vez na nossa série de posts sobre os principais títulos que os alunos precisam conhecer.

Anteriormente, já foram apresentados: “Medicina Interna de Harrison”, “Princípios de Anatomia e Fisiologia – 14ª edição”’, “Biologia Celular e Molecular – 9ª edição” e “Semiologia Médica, 7ª edição”.

Agora vamos destrinchar a 7ª edição de “Fisiologia Humana: uma Abordagem Integrada”. Escrito por Dee Unglaub Silverthorn, o livro atualizado mantém a característica da obra de oferecer uma visão geral sobre os sistemas do corpo humano.

O que estuda a fisiologia humana?

Antes de entendermos melhor o livro “Fisiologia Humana: uma Abordagem Integrada”, é preciso entender o conceito de fisiologia.

A fisiologia é o ramo da biologia que estuda as funções mecânicas, bioquímicas e físicas nos seres vivos.

Em resumo, a fisiologia analisa o funcionamento de todos os processos que ocorrem dentro do organismo.

Por isso, conhecer de forma aprofundada todos estes aspectos se torna crucial para os estudantes de medicina.

Como está organizado o livro “Fisiologia Humana: uma Abordagem Integrada”?

A nova edição do livro traz atualizações sobre neurobiologia, sistema digestório e fisiologia reprodutiva. Afinal, estas áreas tiveram descobertas recentes e é fundamental disseminar o conhecimento para os alunos.

“Fisiologia Humana: uma Abordagem Integrada” é dividido em quatro unidades com 26 capítulos e 3 apêndices. Confira:

Unidade 1. Processos Celulares Básicos: Integração e Coordenação

Capítulo 1. Introdução à fisiologia

Capítulo 2. Interações moleculares

Capítulo 3. Compartimentalização: células e tecidos

Capítulo 4. Energia e metabolismo celular

Capítulo 5. Dinâmica das membranas

Capítulo 6. Comunicação, integração e homeostasia

Unidade 2. Homeostasia e Controle

Capítulo 7. Introdução ao sistema endócrino

Capítulo 8. Neurônios: propriedades celulares e de rede

Capítulo 9. O sistema nervoso central

Capítulo 10. Fisiologia sensorial

Capítulo 11. Divisão eferente do sistema nervoso: controle motor autonômico e somático

Capítulo 12. Músculos

Capítulo 13. Fisiologia integrativa I: controle do movimento corporal

Unidade 3. Integração da Função

Capítulo 14. Fisiologia cardiovascular

Capítulo 15. Fluxo sanguíneo e controle da pressão arterial

Capítulo 16. Sangue

Capítulo 17. Mecânica da respiração

Capítulo 18. Trocas e transporte de gases

Capítulo 19. Os rins

Capítulo 20. Fisiologia integrada II: equilíbrio hídrico e eletrolítico

Leia também: Celmo Celeno Porto: conheça a biografia e os principais livros de medicina do autor

Unidade 4. Metabolismo, Crescimento e Envelhecimento

Capítulo 21. Sistema digestório

Capítulo 22. Metabolismo e equilíbrio energético

Capítulo 23. Controle endócrino do crescimento e do metabolismo

Capítulo 24. O sistema imune

Capítulo 25. Fisiologia integrada III: exercício

Capítulo 26. Reprodução e desenvolvimento

Apêndice A | Respostas

Apêndice B | Física e matemática

Apêndice C | Genética

Altamente indicado entre os professores, “Fisiologia Humana: uma Abordagem Integrada” apresenta novos resumos anatômicos e figuras essenciais.

As imagens tridimensionais e questões para revisão ao longo dos capítulos são recursos didáticos importantes. O que facilita o aprendizado.

Conheça os principais livros de medicina na Minha Biblioteca

“Fisiologia Humana: uma Abordagem Integrada” é um dos livros mais pesquisados e está disponível na plataforma da Minha Biblioteca.

Além de contar com os principais livros de medicina, a Minha Biblioteca oferece fácil acesso ao conteúdo e o estudante pode acessar o material a qualquer hora e de qualquer lugar. Basta ter um dispositivo com acesso à internet.

Além disso, a ferramenta possui funcionalidades que ajudam a elevar a qualidade do ensino. Com mais de 7 mil títulos acadêmicos disponíveis de várias áreas do conhecimento, a plataforma tem recursos como marcação de páginas, realce, anotações, modo revisão e leitura em voz alta.

O livro também está disponível na loja virtual da Minha Biblioteca. Nela, os estudantes podem adquirir ebooks completos, capítulos avulsos e combinar conteúdos de diferentes livros.

Veja se a sua instituição de ensino superior já possui a plataforma e tenha acesso aos livros da área de saúde de forma rápida e descomplicada. Caso contrário, a IES pode entrar em contato e solicitar uma proposta.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!