Conheça as principais ferramentas para otimizar o TCC

Conheça as principais ferramentas para otimizar seu TCC

O trabalho de conclusão de curso (TCC) exige dedicação, empenho e organização. O TCC é uma importante fase da graduação. É um trabalho acadêmico que expressa os conhecimentos adquiridos durante o curso, adequado ao Histórico Escolar do estudante e a sua capacidade de realização em relação ao método de trabalho e ao tema escolhido.

Para que ele não seja uma tragédia na vida do estudante é necessário que se estabeleça uma rotina para a sua realização.

Pensando nisso, pesquisamos a respeito de ferramentas que podem ajudar a facilitar a vida do estudante que está fazendo seu TCC.  O site Tecmundo nos deu algumas ideias e ajudou a separar algumas dessas ferramentas:

ManageWith.Us

O ManageWith.Us é uma aplicação online que permite transmitir funções, dividir tarefas ou manter uma lista delas e datas que precisam ser cumpridas.Todos os documentos criados podem ser compartilhados pela internet, permitindo que qualquer membro da equipe tenha acesso ao seu conteúdo.

oneDrum

O oneDrum funciona em conjunto com suítes como o Microsoft Office e LibreOffice. A ferramenta permite a edição colaborativa de apresentações, documentos e planilhas. Para utilizar as facilidades oferecidas, é preciso ter uma conta de usuário no serviço. O uso é gratuito.

Google Drive

A ferramenta desenvolvida pela Google é uma das mais utilizadas para edição online de documentos.

É possível utilizar o Google Drive como uma ferramenta colaborativa e restringir a visualização de um conteúdo apenas para alguns membros da equipe.

A aplicação é gratuita, mas é preciso ter uma conta no Gmail para ter acesso.

LibreOffice (BrOffice)

O LibreOffice é a opção para quem deseja usar uma das principais alternativas livres, gratuitas e em português ao Microsoft Office.

O programa conta com editor de texto, de planilha, de apresentação de slides, de desenho, de banco de dados e de fórmulas matemáticas.

Documento Google

O processador de textos do Google Drive apresenta uma série de ferramentas para formatação e composição de conteúdo que vão deixar seus documentos com um aspecto simples, mas refinado.

A principal vantagem do Google Document em relação às aplicações citadas anteriormente é que ele funciona diretamente do navegador, podendo ser acessado a partir de qualquer computador com acesso à internet.

Google Spreadsheets

Se você precisa de tabelas rápidas e objetivas, o Google Spreadsheets pode ser usado com um bom aproveitamento. A ferramenta online inclui recursos variados que vão desde a criação de planilhas simples até a aplicação de fórmulas avançadas e a geração de gráficos exclusivos. A aplicação é gratuita e permite a importação dos arquivos criados para o seu disco rígido.

Chartle

Chartle é uma excelente opção de ferramenta para quem precisa criar gráficos com frequência. Também rodando diretamente do navegador, a aplicação permite exportar os gráficos e planilhas criados para o computador ou manter o trabalho nos servidores do serviço e publicar os gráficos em sites e diversas redes sociais.

Apresentação Google

O Google Presentation permite a adição de imagens, caixas de texto com formatações variadas e a utilização de diversos modelos prontos de apresentação. Caso disponha de uma máquina com acesso à internet para a sua defesa, é possível rodar o PPT diretamente do seu Google Drive.

Todas essas ferramentas, vão fazer com que sua produtividade aumente e seu TCC fique melhor do que imaginava. A Minha Biblioteca possui um acervo com mais de 7 mil títulos que podem te ajudar na pesquisa de informações com um conteúdo acadêmico rico em títulos. Entre em contato conosco e saiba mais!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.