Dicas essenciais para fazer artigos científicos

7 passos para ajudar a fazer artigos científicos nota 10

Um dos maiores desafios da vida acadêmica é o momento de escrever artigos científicos. Pesquisar sobre temas relevantes, encontrar pontos que possibilitem uma pesquisa original e passar essas informações para o papel não é uma tarefa fácil.

No entanto, publicar pesquisas relevantes durante a fase acadêmica faz toda a diferença para o seu crescimento pessoal e profissional, já que enriquece os conhecimentos e oferece mais credibilidade profissional.

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!

Os passos para elaborar artigos científicos relevantes

Veja, a seguir, algumas dicas essenciais para a criação de artigos científicos que vão oferecer um upgrade ao seu currículo!

1. Elabore um Outline

outline ou mapa mental é uma excelente ferramenta para organizar as ideias e ter um ponto de partida. Nesse documento, o objetivo da pesquisa deve estar bem claro, além das referências que serão utilizadas, bem como uma prévia do que será abordado no começo, meio e fim do artigo.

2. Evite especulações

Os artigos científicos exigem uma vasta pesquisa de referências relevantes sobre o objeto de estudo. Todas as afirmações presentes no artigo devem ser baseadas em dados sólidos e não em “achismos”, que podem interferir na credibilidade do seu texto.

3. Seja objetivo

Evite informações redundantes e vá direto ao ponto. Utilizar parágrafos mais curtos favorece uma leitura mais fluída e evita rodeios ou informações inconsistentes.

4. Fique atento à logica e linguagem

Horas e mais horas de leitura e pesquisa podem resultar na dificuldade de argumentação e até, mesmo na inclusão de dados fora de contexto. Portanto, siga uma linha de raciocínio e lembre-se de que todas as informações devem ser complementares.

5. Revise, revise e revise

A revisão é essencial para a criação de bons artigos científicos. Muitas vezes deixamos passar erros simples, que poderiam ser evitados com uma revisão mais criteriosa. Procure realizar as revisões dias após o artigo escrito, quando a mente está mais descansada.

Vale a pena buscar o auxílio de um revisor profissional, principalmente para identificar possíveis erros gramaticais e de formatação.

6. Não se desespere com a ABNT

As normas ABNT são o pesadelo de muitos acadêmicos. No entanto, todo artigo científico precisa estar adequado a elas.

Evite deixar a formatação para o final, pois pode ser uma tarefa estressante. A melhor alternativa é escrever o conteúdo seguindo as normas. Dessa forma, o processo será automático e menos desgastante.

7. Utilize um referencial teórico coerente

De nada adianta inserir uma série de citações durante o texto se elas não possuem coerência com a pesquisa.

Busque fontes relevantes para o objetivo do estudo e, de preferência, as maiores autoridades no assunto, que sejam pertinentes à construção de seu texto.

Biblioteca digital pode ajudar com as suas pesquisas

Minha Biblioteca oferece livros digitais que contribuem para os estudos, pesquisas acadêmicas e elaboração de artigos científicos relevantes. Através de uma assinatura mensal, os usuários da sua instituição de ensino superior terão acesso a mais de 7 mil títulos de autores renomados e diversas ferramentas disponível por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

plataforma digital de livros é formada pelas principais editoras de títulos acadêmicos do Brasil (Grupo A, Gen-Atlas, Manole e Saraiva) e oferece acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade de diversas áreas de especialização, tais como: direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite um trial da plataforma!

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!