novas tecnologias a favor da educação

Como escolas e universidades podem se aproximar mais dos alunos?

Nos últimos anos, o ensino tem assistido a uma mudança drástica, não somente na maneira de educar, mas principalmente nas expectativas dos alunos quanto ao que recebem das escolas e universidades. Já foi a era em que os alunos ficavam sentados esperando as informações dos professores, que até então, eram as únicas fontes de conhecimento. Agora, eles querem mais, muito mais.  Os alunos de hoje esperam oportunidades de interação e facilidade no acesso às informações.

Para as instituições de ensino se adequarem a essa nova realidade, é fundamental que as informações sejam cada vez mais acessíveis aos alunos, através de novas plataformas e ferramentas, além de um posicionamento inovador por parte dos professores.

Conforme Antonio Chizzotti, professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), que esteve presente no Seminário “Universidade e Ensino Médio: qualidade social e ensino de qualidade” realizado ainda em 2010 pelo Universia, em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista). “Enquanto o docente não estiver interessado em compreender a cultura juvenil, suas expectativas e desejos, os cursos tendem a continuar padronizados”, afirmou.

E o que os alunos mais esperam da instituição nas quais estudam?

Conhecimento sim, mas que seja transmitido de forma criativa e interativa, além do acesso irrestrito e ágil às informações. Para cumprir essa missão, nem um pouco impossível, os e-books e as bibliotecas virtuais são fundamentais para que a universidade e a escola falem a mesma língua e estejam dentro das expectativas dos alunos, cada vez mais ávidos pelo livre acesso ao conhecimento. Dessa forma, as escolas e universidades agregam valor aos seus serviços, melhoram o nível de satisfação dos seus alunos e contribuem para que o conhecimento não fique restrito a instituição. Um exemplo é a Minha Biblioteca, que disponibiliza mais de 6 mil livros, com opções de aquisição e aluguel de livros digitais.

A tecnologia é uma grande aliada para que as escolas e universidades cumpram o seu maior objetivo, que é aproximar-se, de forma mais efetiva, dos seus alunos. Através do acesso a inovação, é possível fidelizar os alunos e criar com eles uma relação duradoura e de intensa troca.

Saiba como reduzir os custos da biblioteca de sua instituição de ensino