ensino superior no Brasil

Ensino superior no Brasil: conheça as principais áreas de finanças que estão em alta

Apesar da instabilidade econômica vivida no país nos últimos anos, a área de finanças é uma das que possui os melhores salários. Por isso, as carreiras são as mais visadas do ensino superior no Brasil.

Cargos como analista de auditoria e compliance, analista de investimentos e gerente comercial corporativo são alguns dos que estão em alta no mercado.

No entanto, para conquistar uma vaga, é preciso aliar formação acadêmica com habilidades socioemocionais, como: boa comunicação, visão estratégica e do negócio, perfil inovador e multidisciplinar, trabalho em equipe, aprendizado constante e domínio do idioma inglês.

Estas características somadas ao conhecimento adquirido no ensino superior são fundamentais para quem busca uma colocação na área de finanças.

Leia também: Como combater a ansiedade dos alunos antes das provas no ensino superior

Conheça os principais cursos acadêmicos no Brasil na área de finanças

Para atuar no setor de finanças é preciso conhecimento e informação. São 5 os principais cursos de ensino superior no Brasil que capacitam profissionais para este mercado:

Economia

O economista atua com a análise do ambiente econômico, estuda a viabilidade econômica de projetos e elabora planos econômicos para empresas privadas e setores públicos.

O profissional deve estar sempre atento às variações do mercado financeiro, já que as oportunidades neste ramo passam muito rápido. Por isso, livros de economia são tão importantes.

Administração

O administrador planeja as estratégias e gerencia o andamento dos projetos e da empresa como um todo. Além de lidar com o lado financeiro, ele também trabalha com o gerenciamento de pessoas. Pode atuar em diversos departamentos, tanto com seleção de funcionários, quanto com orçamentos e fluxo de caixa.

Saiba mais: Introdução à teoria geral da administração: saiba a importância desta obra

Ciências Contábeis

Cabe ao contador cuidar das contas da empresa. Ele registra e controla as receitas, as despesas e os lucros, além de planejar e coordenar processos de compra, venda, investimento e negociações.

Ciências Atuariais

O atuário é o profissional que trabalha com o cálculo de valores de seguros, planos de previdência, de saúde e diversas outras operações financeiras que envolvem risco. Ele analisa as possibilidades de ganhos ou perdas da instituição seguradora e, assim, determina o valor das prestações das apólices de seguro.

Engenharia de Produção

O engenheiro de produção cuida dos recursos humanos, financeiros e materiais com o intuito de promover um aumento na produtividade da empresa. Cabe a ele aperfeiçoar a produção e ordenar as atividades financeiras através da engenharia, da logística, da economia e da administração.

A importância dos livros digitais para a educação superior no Brasil

Para conquistar a tão sonhada vaga e assim atuar na área de finanças, os estudantes universitários do Brasil precisam contar com o apoio de um acervo virtual de ebooks para consulta.

Entra em cena, então, o catálogo online de exatas da Minha Biblioteca. Composto por milhares de obras em diversos campos do conhecimento na área de exatas, este acervo virtual de ebooks é fundamental para a formação acadêmica do futuro profissional da área de finanças, principalmente nestes tempos de quarentena que demanda o ensino a distância.

Com a facilidade e conveniência de acesso a qualquer hora e local, o catálogo pode ser consultado através de todos os dispositivos que possuem conexão com a internet. Basta acessar o site do Clube Minha Biblioteca, escolher o plano e fazer uma assinatura pessoal.

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

O Clube Minha Biblioteca oferece a assinatura pessoal do catálogo de exatas que contém mais de 3.500 títulos nesta área do conhecimento.

O acervo digital de exatas abrange os principais e mais atualizados tópicos de todas as carreiras relacionadas às ciências exatas como matemática, engenharia, física, astronomia, ciência da computação, geofísica, geologia, gestão da qualidade, química, estatística, sistemas de informação e muito mais.

Aproveite ao máximo a melhor plataforma online de livros digitais com recursos que facilitam o acesso, a leitura e o aprendizado através de qualquer dispositivo conectado à Internet.

Confira os nossos planos e aproveite o desconto de 25% na assinatura anual.