Novas metodologias do ensino superior

Educação do futuro: entenda as novas metodologias do ensino superior

O mercado de trabalho vive um momento de transição e a educação do futuro é a chave para as instituições de ensino ajudarem os alunos. Desta forma, é possível se alinhar com as novas mudanças da era digital, oferecendo ferramentas, conhecimento e oportunidades aos estudantes.

De fato, a chamada revolução digital tem transformado todos os setores, desde a educação 4.0 até o mercado de trabalho. Neste contexto, as novas profissões são um desafio tanto para alunos, como para professores e instituições de ensino superior. Saiba o porquê:

• Alunos precisam entender quais serão as atividades a serem desenvolvidas no futuro;
  • Docentes e instituições precisam preparar os estudantes para as novas demandas do mercado.

Logo, com a atual complexidade do mercado e as constantes mudanças, os estudantes buscam instituições inovadoras para se sobressair neste cenário tão competitivo.

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!

Leia também: Como instituições de ensino, professores e alunos podem se beneficiar com a transformação digital

Educação do futuro: importância de investir nas competências

Para oferecer a educação do futuro, as instituições de ensino não devem mais se pautar apenas pela rigidez dos programas acadêmicos. Então, é preciso “sair da caixa” e fornecer ideias e soluções criativas para os alunos.

Tanto as universidades quanto os professores são responsáveis por apresentar o conteúdo do curso de uma maneira ampla e irrestrita. Com isso, deve-se incentivar o desenvolvimento de competências dos estudantes como foco da educação do futuro:

• Capacidade de resolução de problemas

As empresas esperam que os novos profissionais cheguem ao mercado de trabalho com a capacidade de solucionar temas complexos. Por isso, este é um dos requisitos mais esperados pelos contratantes.