O mercado de trabalho vive um momento de transição e a educação do futuro é a chave para as instituições de ensino ajudarem os alunos. Desta forma, é possível se alinhar com as novas mudanças da era digital, oferecendo ferramentas, conhecimento e oportunidades aos estudantes.
De fato, a chamada revolução digital tem transformado todos os setores, desde a educação 4.0 até o mercado de trabalho. Neste contexto, as novas profissões são um desafio tanto para alunos, como para professores e instituições de ensino superior. Saiba o porquê:
- Alunos precisam entender quais serão as atividades a serem desenvolvidas no futuro;
- Docentes e instituições precisam preparar os estudantes para as novas demandas do mercado.
Logo, com a atual complexidade do mercado e as constantes mudanças, os estudantes buscam instituições inovadoras para se sobressair neste cenário tão competitivo.
Leia também: Como instituições de ensino, professores e alunos podem se beneficiar com a transformação digital
Educação do futuro: importância de investir nas competências
Para oferecer a educação do futuro, as instituições de ensino não devem mais se pautar apenas pela rigidez dos programas acadêmicos. Então, é preciso “sair da caixa” e fornecer ideias e soluções criativas para os alunos.
Tanto as universidades quanto os professores são responsáveis por apresentar o conteúdo do curso de uma maneira ampla e irrestrita. Com isso, deve-se incentivar o desenvolvimento de competências dos estudantes como foco da educação do futuro:
-
Capacidade de resolução de problemas
As empresas esperam que os novos profissionais cheguem ao mercado de trabalho com a capacidade de solucionar temas complexos. Por isso, este é um dos requisitos mais esperados pelos contratantes.
Leia também: Inovação na educação: saiba como transformar sua instituição de ensino
-
Gestão de dados
A revolução tecnológica gerou uma grande quantidade de dados provenientes de muitos processos. Agora, é necessário que haja bons profissionais com capacidade analítica e que transformem este banco de dados em informações úteis.
-
Pensamento crítico
Cabe à instituição de ensino e aos docentes trabalharem o olhar do aluno para a construção de uma visão crítica e analítica de todo o processo. O que permite fazer as perguntas corretas no tempo certo, estudar variáveis e mapear cenários.
-
Trabalho em equipe
Apesar das novas competências serem essenciais, a habilidade de trabalhar em equipe ainda segue como primordial nos dias atuais. É preciso saber trocar experiências para ser um bom profissional.
O papel do professor na educação do futuro
Responsável por transmitir o conhecimento, os professores têm grande destaque na construção da educação do futuro. Cabe ao docente se reinventar para conduzir o processo, de forma que o conteúdo do curso não fique limitado e que haja inovações ao longo da disciplina.
A matéria precisa ser explorada de maneira ampla contextualizada. Assim, é possível criar no aluno a consciência do todo e não só de uma parte fragmentada do conhecimento apresentado.
Além disso, os professores podem e devem usar atividades dinâmicas e interativas como estratégias para desenvolver as competências do futuro dos alunos.
Tecnologia como aliada do ensino
Com a premissa de transmitir conhecimento para a geração dos nativos digitais, a educação do futuro conta com o auxílio da tecnologia.
As bibliotecas digitais, por exemplo, são instrumentos importantes e proporcionam inúmeros benefícios para alunos, professores e instituições de ensino.
Com mais de 7 mil títulos acadêmicos, a Minha Biblioteca é uma ferramenta moderna e ágil que ajuda a complementar a bibliografia básica das bibliotecas universitárias.
Com funcionalidades como busca dinâmica, realces, anotações, marcadores de páginas e acessibilidade, a Minha Biblioteca auxilia alunos e professores na hora dos estudos.
A sua instituição de ensino ainda não tem a Minha Biblioteca? Solicite agora mesmo um trial e veja como funciona a ferramenta.