Educação do futuro

5 fatores que vão impactar a educação do futuro

educação do futuro já chegou. Segundo um estudo realizado pela KnowledgeWorks, que reuniu especialistas para discutir como será a aprendizagem daqui a dez anos, o que logo teremos em sala de aula é a automatização e uma interação cada vez maior entre seres humanos, inteligência artificial e algoritmos.

Nesse aspecto, tanto a aprendizagem quanto as relações interpessoais, dentro e fora da instituição de ensino, deverão sofrer mudanças para que se adequem a essa nova realidade.

O estudo chegou à conclusão que cinco fatores irão impulsionar essas mudanças sociais nos próximos dez anos. Veja quais são eles:

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

1. Automatização de escolhas

Inteligência artificial e algoritmos que permitem às máquinas realizarem tarefas até pouco tempo impensadas fazem parte da educação do futuro.

Leia também: Saiba como o blockchain pode transformar a educação e biblioteconomia

Sistemas inteligentes estão tornando as experiências cada vez mais automatizadas, com o objetivo de aumentar a eficiência e personalizar a interação. Ao mesmo passo questiona-se a privacidade, a autonomia e a liberdade de expressão.

2. Superpotências cívicas

A tecnologia está encurtando fronteiras e ampliando a participação de indivíduos e entidades em ações cívicas. Por meio de recursos como análise de dados e aprendizado de máquina, há a possibilidade de ocupar o lugar que seria da administração pública com o objetivo de tornar mais pessoas engajadas com causas coletivas.

3. Cérebros acelerados

Tecnologia e neurociência andam juntas na educação do futuro. Elas estão transformando a capacidade cognitiva dos indivíduos tanto de forma intencional quanto não intencional. Isso serve para adapta-los às interações com robôs e sistemas digitais, com as outras pessoas e seu entorno.

4. Narrativas tóxicas

Narrativas e métricas que estão fazendo sucesso são cada vez mais prejudiciais em relação a comportamentos e escolhas, o que gera cada vez mais prejuízos à sociedade, aos indivíduos e às instituições de ensino.

5. Novas geografias

As geografias locais estão sendo reformuladas em resposta à economia de transição e volatividade climática. Padrões de produção em pequena escala, de migração e esforços para desenvolver ativos culturais estão juntos em prol dessa mudança.

Quais serão as mudanças na educação do futuro?

À medida que esses fatores ficam mais fortes, a educação do futuro também deverá desenvolver uma série de práticas, exercícios, papéis e estruturas dentro das instituições. Entre eles, há quatro citados no estudo, os quais você vê a seguir:

Aprendizagem centrada no aluno

Reorientar as formas de ensino e aprendizagem de forma com que promovam o desenvolvimento integral do aluno. Nesse sentido, educadores devem estimular a criatividade, o autoconhecimento e o pertencimento social.

Ecossistema de aprendizagem

Proporcionar ambientes de realidade mista, que integre aluno, tecnologia, cultura e comunidade.

Garantia de eficiência

A educação do futuro deve fornecer orientações à gestores de forma com que incentivem as estratégias de dados e o uso da tecnologia.

Amplificação de vozes

Oferecer formação aos alunos para que tenham voz e influência cívica por meio do uso responsável e ético das ferramentas digitais.

Como você viu, a educação do futuro está demandando uma série de medidas para que haja as mudanças sociais necessárias de adaptação.

Saiba como a biblioteca digital ajuda a preparar os alunos para o futuro

As tecnologias digitais são fundamentais para o crescimento das instituições de ensino, além de facilitarem o dia a dia de alunos e professores do ensino superior.

Minha Biblioteca, por exemplo, é uma plataforma digital de livros com um acervo técnico e científico, além de ferramentas exclusivas que facilitam os estudos e pesquisas. São mais de 7 mil títulos das mais variadas áreas do conhecimento (direito, saúde, engenharia, administração, educação, entre outras), que podem ser acessados em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Quer implementar uma biblioteca digital em sua IES? Entre em contato conosco e solicite um trial!

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!