Diretrizes curriculares do curso de odontologia: o que as IEs devem cumprir?

Diretrizes curriculares do curso de Odontologia: o que são e como cumprir as normas

As instituições de ensino superior (IES) precisam ter conhecimento sobre as diretrizes curriculares do curso de Odontologia, afinal os polos educacionais precisam ser adequados às normas do Ministério da Educação (MEC).

Por isso, explicaremos neste artigo as principais normas que a graduação para formação em odontologia deve cumprir. Também abordaremos a importância das DCNs para o curso de Odontologia e os conteúdos essenciais para a graduação. Acompanhe!

Qual é a importância das DCNs para o curso de Odontologia?

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Odontologia foram instituídas inicialmente no ano de 2002 e servem para orientar as IES do país. No dia 21 de junho de 2021, o MEC publicou uma atualização dessas normas, que começou a valer a partir do dia 1º de julho.

Os cursos de graduação terão dois anos para aplicar as determinações às novas turmas abertas. Essas regras são importantes para o reconhecimento dos cursos pelo MEC, assim como para a validade dos diplomas dos alunos formados nas instituições.

Além disso, o cumprimento das diretrizes curriculares do curso de Odontologia é levado em conta por interessados no momento de escolha da instituição em que pretende estudar. O ajuste às normas pelos polos educacionais pode interferir na qualidade do ensino e assim atrair mais alunos.

Quais são as diretrizes curriculares do curso de Odontologia?

As diretrizes curriculares do curso de Odontologia estabelecem que a graduação deve desenvolver competências como atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, gestão em saúde e educação permanente. Conheça mais cada um desses tópicos a seguir.

Atenção à saúde

Em primeiro lugar, a atenção à saúde visa a formação do dentista com base na ética e na perspectiva da diversidade socioeconômica, de gênero, étnico-racial, política, ambiental, cultural e de orientação sexual. Com isso, o profissional precisa compreender a saúde como um direito humano e atuar conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A instituição de ensino também precisa levar em conta a humanização do cuidado à saúde, a fim de estimular o autocuidado e a autonomia das pessoas. Outro ponto importante é realizar processos com segurança e considerar os eventuais riscos, de acordo com os modelos da prática profissional.

Tomada de decisão

As diretrizes curriculares do curso de Odontologia também tratam da tomada de decisão, para que o profissional de Odontologia seja capacitado a colocar em prática procedimentos e conhecimentos a fim de melhorar o acesso da população à saúde.

Desse modo, os polos educacionais também devem dar importância ao desenvolvimento de competências como a avaliação sistemática com base em evidências científicas. A formação dos estudantes ainda precisa levar em conta a escuta ativa com foco nas demandas das pessoas, das famílias, dos grupos e das comunidades.

Comunicação

Já o tópico da comunicação está relacionado a valores como empatia, sensibilidade, interesse e respeito aos saberes e à cultura popular durante a interação com a equipe de colegas e os integrantes das comunidades.

A formação de cirurgiões-dentistas também deve tratar da manutenção da confidencialidade das informações recebidas nos atendimentos. A competência de comunicação ainda considera o conhecimento e a aplicação das tecnologias de informação.

Liderança

A graduação no curso de Odontologia também deve desenvolver a habilidade de liderança, de forma que os profissionais sejam capazes de demonstrar comprometimento e responsabilidade na tomada de decisão. As práticas para a construção de relações colaborativas e com diálogo nas equipes profissionais também precisam ser incentivadas.

Nesse sentido, as IES precisam estimular o empenho para a autonomia e o autocuidado em saúde. Mais um ponto importante é preparar os estudantes para que exerçam funções de liderança e proatividade direcionadas ao bem-estar no trabalho.

Gestão em saúde

Em relação à gestão em saúde, as DCNs tratam da necessidade de participar de ações que visem à melhoria dos indicadores de qualidade de vida e de morbidade em saúde. Os profissionais também precisam ter uma formação que estimule a aproximação entre as instituições e os outros setores envolvidos na promoção da saúde.

Outras competências incluídas são a realização da gestão estrutural, financeira, organizacional, tributária e dos processos de trabalho em consultórios, clínicas e demais estabelecimentos prestadores de serviços de saúde.

Educação permanente

O tópico educação permanente, por sua vez, aborda de que maneira o profissional pode atuar proativamente na estrutura organizacional e na cultura institucional dos serviços de saúde por meio da reflexão sobre a ação.

Assim, a formação precisa desenvolver no aluno a habilidade de atuar com base na reflexão sobre a própria prática por meio do intercâmbio de saberes com profissionais da área da saúde e de outras áreas do conhecimento.

 

Quais conteúdos são essenciais para o curso de Odontologia?

A resolução do MEC determina que os cursos de Odontologia precisam apresentar conteúdos relacionados aos processos de saúde e doença dos indivíduos, nos diferentes ciclos de vida. Assim, envolvem matérias das Ciências Biológicas e da Saúde, das Ciências Humanas e Sociais e das Ciências Odontológicas. Confira!

Ciências Biológicas e da Saúde

Estão incluídos conteúdos teóricos e práticos de base bioquímica, molecular, morfológica, celular e tecidual dos processos normais e alterados. Também devem tratar da estrutura e da função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, com aplicação nas situações decorrentes do processo saúde-doença e no desenvolvimento da prática assistencial.

Ciências Humanas e Sociais

Nesse quesito, entram conteúdos como as dimensões da relação entre indivíduos e sociedade, que contribui para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos, bioéticos e forenses, nos níveis individual e coletivo do processo saúde-doença.

Ciências Odontológicas

Também são matérias essenciais da clínica odontológica integrada: diagnóstico, prognóstico, prevenção e elaboração de projetos terapêuticos singulares e adoção de condutas terapêuticas.

Os estudantes ainda precisam aprender assuntos como técnicas e habilidades para a interceptação e tratamento das doenças e agravos bucais, assim como para restauração e reabilitação estético-funcional e manutenção do equilíbrio do sistema estomatognático e da saúde bucal.

Quais conhecimentos os alunos de Odontologia devem adquirir ao longo da graduação?

No decorrer da graduação, a estrutura curricular deve aproximar o conhecimento teórico da aplicação clínica: ao menos metade do curso deve ser dedicada às atividades práticas, incluindo as áreas básicas e as atividades clínicas de assistência odontológica, sendo que estas últimas devem ocupar ao menos 40% da carga horária.

Assim, o currículo deve ter como base a interdisciplinaridade e a articulação entre as dimensões sociais, biológicas, odontológicas, culturais, ambientais, étnicas e educacionais. Além do mais, o curso precisa incluir a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, assim como mecanismos de flexibilidade.

 

Qual é o perfil do formando egresso do curso de odontologia?

Por fim, as diretrizes curriculares do curso de Odontologia estabelecem que o egresso da graduação em Odontologia deve apresentar as seguintes características:

  • generalista, dotado de sólida fundamentação técnico-científica e ativo na construção do seu conhecimento
  • humanístico e ético;
  • apto à atuação em equipe, de forma interprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar
  • proativo e empreendedor, com atitude de liderança
  • comunicativo, capaz de se expressar com clareza
  • crítico, reflexivo e atuante na prática odontológica em todos os níveis de atenção à saúde
  • consciente e participativo frente às políticas sociais, culturais, econômicas e ambientais e às inovações tecnológicas

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é a maior e melhor solução digital de ebooks acadêmicos, técnicos e científicos, em português, publicados pelas principais editoras do Brasil. Oferece acesso rápido, ilimitado e simultâneo a mais de 10 títulos através de qualquer dispositivo. Além da mobilidade e praticidade, a Minha Biblioteca proporciona diversos outros benefícios e facilidades para o estudo e leitura online, como:

  • Realce de cor
  • Anotações
  • Pesquisas por palavra-chave, ISBN, título ou autor
  • Marca-página

Mais de 800 instituições contam com a inovação e eficiência da plataforma Minha Biblioteca para atender as necessidades de estudo e pesquisa de mais de 4 milhões de usuários em todo o país.

Gostou de saber mais sobre as diretrizes curriculares do curso de Odontologia? Entre em contato conosco para conhecer o catálogo e benefícios que a plataforma Minha Biblioteca pode oferecer para sua IES.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog: