Digital storytelling ajuda alunos a desenvolverem suas habilidades

Uma história contada por meio de um tablet, notebook, câmera digital ou smartphone pode ajudar estudantes a desenvolverem diversas habilidades essenciais para seu sucesso profissional. O digital storytelling ou contação digital de histórias leva seus praticantes a trabalhar a escrita, a criatividade, a capacidade narrativa, a construção de argumentos e o pensamento lógico.

Além disso, o digital storytelling também é interessante do ponto de vista pedagógico. Por meio dele, os estudantes precisam desenvolver a habilidade de escutar uns aos outros e trabalhar em equipe. O pensamento organizacional, a gestão do tempo e o cumprimento de prazos também serão bastante estimulados com essa prática. O digital storytelling pode ser utilizado em qualquer sala de aula, física ou virtual.

A prática também ensina habilidades importantes a partir de meios tecnológicos que os alunos são naturalmente interessados ou que fazem parte de sua rotina. E isso se aplica especialmente aos estudantes de EAD e aos nativos digitais, de forma lúdica. Ao passo que a tecnologia está cada vez mais inserida na educação, dominar o uso de dispositivos digitais passa a ser uma capacidade essencial para o sucesso acadêmico.

No digital storytelling os alunos podem inovar o quanto quiserem, personalizando suas histórias. Quem sabe utilizar apenas músicas para contar uma história? Ou apenas fotos? Quase sem querer, o estudante estará exercitando a pesquisa, a interpretação e a capacidade de coesão ao criar uma narrativa a partir de elementos distintos.

Algumas dicas interessantes para quem quer começar a aplicar o digital storytelling com seus alunos:

1) Peça que eles imaginem sua carreira no futuro e façam um vídeo sobre o tema. Para isso, vale tudo: imagens, fotos, ilustrações que eles mesmos podem fazer, excetos de outros vídeos. O próprio serviço de streaming oferece ferramenta de edição e existem outros editores de vídeos gratuitos, como o Windows Movie Maker.
2) Para quem quiser começar com projetos um pouco mais simples, uma sugestão é a apresentação de slides. A temática pode ser variada, de acordo com o conteúdo da disciplina, mas a apresentação deve se sustentar sozinha. Incentive os alunos a usarem o máximo de recursos para deixar os slides interessantes, concisos e significativos para a narrativa.
3) Uma outra ideia bem interessante, também relacionada a vídeos, é fazer trailers sobre os livros lidos na disciplina. Para isso, o estudante irá trabalhar a leitura crítica, capacidade analítica e, principalmente, a retórica, pois o trailer deve convencer os outros estudantes a lerem o livro.
4) Para os que têm dificuldade com a escrita criativa, pode ser uma boa ideia sugerir um tema em primeira pessoa. O aluno pode falar dos seus talentos secretos, por exemplo.
5) Se o objetivo é estimular o poder de argumentação, defina um tema polêmico e peça que a produção dos alunos apresente argumentos dos dois lados de uma mesma história.

Fonte: http://www.desafiosdaeducacao.com.br/blog/