Dicas para profissionais recém formados em biblioteconomia

Confira algumas dicas para profissionais recém-formados em biblioteconomia

Após quatro anos de graduação, os estudantes de biblioteconomia começam a jornada para entrar no mercado de trabalho. Iniciar uma nova carreira, independente do setor de atuação, nunca é uma tarefa fácil.

E, foi pensando em te ajudar a iniciar uma carreira na biblioteconomia com o pé direito, que elaboramos 3 dicas para profissionais recém-formados em biblioteconomia. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

1. Faça um MBA e especializações

Em uma realidade cada vez mais conectada e automatizada, os profissionais que sabem inovar, antecipar e resolver problemas são os que mais se destacam. Por isso, você que iniciou a sua carreira agora deve elaborar um currículo completo para chamar a atenção das empresas.

Leia também: Conheça as principais tendências tecnológicas da biblioteconomia

Para isso, os recém-formados em biblioteconomia têm a opção de realizar um MBA (Master in Business Administration), um curso de formação com foco em empresarial. No curso, você vai aprender matérias de contabilidade, finanças, marketing, recursos humanos e outros fatores fundamentais para a formação de executivos.

Ainda existem as opções de realizar um mestrado e doutorado para aqueles recém-formados em biblioteconomia que desejam permanecer no meio acadêmico.

1. Invista em idiomas, cursos rápidos e de extensão

Para garantir o sucesso no início da carreira em biblioteconomia, os novos profissionais devem buscar formações complementares, principalmente na área de tecnologia.

Adquirir experiência para implementar biblioteca digitais ou repositórios institucionais é outro diferencial importante para os profissionais da área que querem se destacar.

Além disso, com a popularização da internet, o mercado de trabalho está cada vez mais globalizado, exigindo um investimento em cursos de idiomas.

O mais importante é adquirir o máximo de experiência possível para agregar ao seu currículo. Por isso, vale ressaltar que a experiência em bibliotecas físicas faz toda a diferença.

1. Conheça softwares de bibliotecas e pratique bastante

Atualmente, muitas empresas já adotaram softwares administrativos como CRM, medidas de segurança das informações, bancos de dados etc. Com isso, o profissional recém-formado em biblioteconomia precisa aprender a lidar diariamente com essas ferramentas.

Existe uma infinidade de cursos e softwares disponíveis no mercado, mas o importante é se especializar para a área que você deseja atuar – seja a tecnologia, educação, analista de informação, entre outras opções.

Você pode pesquisar e estudar todas as áreas de atuação da biblioteconomia para encontrar a mais adequada para o seu perfil profissional. Para isso, leve em consideração os aspectos que mais te agradam na área e os processos nos quais você se destaca.