Curso para ser feliz

 

 

Um curso na Universidade Harvard que não ensina teorias nem fórmulas prontas. Ensina felicidade. Um ramo da psicologia que ajuda os estudantes de graduação na busca da realização pessoal.Criado pelo professor Tal Ben-Shahar há 10 anos, o curso não dá notas, mas algo mais pessoal. “Eles falam que a aula muda a vida deles”, diz Tal.

O professor explica que começou a estudar psicologia positiva e a ciência da felicidade quando era estudante em Harvard e se sentia infeliz. “Quando cursava ciência da computação, eu era bem-sucedido, pois tinha boas notas e tempo para atividades que me davam prazer, como jogar squash. Mesmo assim era infeliz. Meu objetivo era responder a duas perguntas: por que estou triste e como posso ficar feliz? Estudar isso me ajudou, e decidi compartilhar o que aprendi”,recorda ele.

Para Tal Ben-Shahar, sucesso não traz, necessariamente, felicidade. “Ter dinheiro ou ser famoso só nos faz ter faíscas de alegria. A definição de sucesso para as gerações mais novas mudou. Não é que as pessoas não busquem dinheiro e poder, mas há outros incentivos”, opina o professor. De acordo com Tal, a felicidade se resume no tempo que que passamos com pessoas que são importantes para nós, como amigos e familiares. ”Mas só se você estiver por inteiro: não adianta ficar no celular quando se encontrar com quem você ama. Hoje, muita gente prioriza o trabalho em vez dos relacionamentos, e isso aumenta a infelicidade”, diz.

Tal ainda aconselha as pessoas a descobrirem cedo o que querem da vida e saírem do piloto automático.

Fonte: Exame