Confira algumas das bibliotecas mais importantes do mundo

Há bibliotecas ao redor do mundo que são um verdadeiro paraíso para os amantes de livros. Uma das coisas que mais atrai o leitor é o vasto acervo de obras disponíveis para empréstimos. Existem algumas bibliotecas que reúnem tantos livros raros e relevantes para a história global que são classificadas como as mais importantes do mundo.

Listamos abaixo as cinco bibliotecas que são classificadas como as mais importantes do mundo. Confira:

1. Mosteiro de Santa Catarina

O Mosteiro de Santa Catarina (Egito) foi construído no século VI e é a mais antiga biblioteca que continua existindo. O próprio edifício é um pedaço da história, uma vez que ele supostamente abriga o artigo divino manchado por Moisés. O local também armazena a segunda maior coleção de manuscritos antigos, como uma das traduções do Novo Testamento.

1. Biblioteca do Vaticano

A Igreja Católica Romana recolhe documentos desde o século IV, embora a biblioteca tenha sido construída apenas em 1471. A Biblioteca do Vaticano é dona da coleção mais importante de documentos históricos. São 1,6 milhões de livros, 8.600 textos impressos no século XV e 75.000 códices (manuscritos gravados em madeira). Como se não fosse o suficiente, são 52 quilômetros de prateleiras nos Arquivos Secretos para manter os registros das atividades da igreja desde 1198.

1. Biblioteca do Congresso

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos tem 150 milhões de itens e acrescenta cerca de 10.000 obras a cada dia. Esse acervo inclui a biblioteca pessoal de Thomas Jefferson, três séculos de jornais, um rascunho da Declaração da Independência e a maior coleção de livros raros na América do Norte.

1. Monte Athos

O Monte Athos, localizado no nordeste da Grécia, é a capital espiritual do cristianismo ortodoxo. Apenas monges são admitidos no local, cuja livraria tem o maior acervo de manuscritos gregos, códices e pergaminhos do mundo. O local ainda possui tesouros de valor inestimável, como ícones do Império Bizantino.

1. Biblioteca Beineicke de Livros Raros e Manuscritos

Essa biblioteca, localizada em Yale, é a prova de que você não deve julgar um livro pela capa. O edifício é um bloco feito de concreto, mas por dentro é dono de um acervo composto por livros raros. O cuidado é tanto que as obras são congeladas a -33F por três dias para matar ratos de biblioteca e, então, são protegidos por vidro para caso de incêndio.

Fonte: Universia Brasil