Como o Dia da Mulher pode virar assunto de aula?

Como o Dia da Mulher pode virar assunto de aula?

Fundo rosa. Algumas flores. Uma mensagem sobre o valor da mulher por ser multitarefa ou outra especialidade. Às vezes, promoção de itens domésticos. Infelizmente muitos presentes domésticos. Esse já foi o tom predominante em todo dia 8 de março – Dia da Mulher. No entanto, em 2016 as mensagens mudaram. A grande tendência tornou-se o empoderamento.

Percebeu esta mudança na sociedade? Não apenas em assuntos relacionado ao papel da mulher, mas todas as causas de minorias têm estado sob uma lupa diante todas as mídias. Muitos têm chamado isso de “mimimi” por julgar desnecessário tanto alarde em face de outros problemas mais relevantes. Mas o que é mais importante para uma pessoa? Não seria o que a prejudica agora mesmo como indivíduo?

Mas o que isso tem a ver com a educação?

Não cabe a nós responder essa questão, mas sim trazê-la à tona. Inclusive, acreditamos que seja essa a missão das professoras e professores: propiciar um ambiente favorável ao debate e ao pensamento. Transformar o que tem circulado nas ruas e nas redes sociais em assunto para debate. Ensinar a pensar, discutir para formar cidadãos e profissionais conscientes. Por isso separamos alguns conceitos a serem levados para a sala de aula:

Empoderamento

Trata-se do ator de tomar poder. Mudar a si mesmo para evoluir e fortalecer o seu eu. Para assim decidir a melhor forma de levar a sua vida. Existem grandes indústrias que se alimentam da padronização do ser. Como isso pode ser feito no dia a dia? Qual a melhor forma de levar a sua vida?

Feminismo

É um movimento iniciado na Europa a fim de equiparar oportunidades e direitos entre homens e mulheres. Toda mulher deve ser feminista? Quais direitos não são iguais? Qual o limite do feminismo?

Desmistificação do sexo frágil

Consiste no processo de conhecimento da mulher moderna comparado à mulher antes das tentativas de equiparação de gênero. A mulher ainda é dependente do homem? Ela precisa da sua aprovação? Quem deve opinar e decidir sobre seus comportamentos?

Objetificação do ser

Tornar uma pessoa em objeto é cortar toda a profundidade de uma pessoa, limitando-a a uma figura. Um ótimo exemplo é a propaganda de cerveja onde modelos exibem seus corpos e são limitadas a carregar o produto. Isso acontece no dia a dia? Como isso prejudica a mulher?

Estatísticas

O machismo produz percepções perigosas. Milhares de mulheres sofrem constantes abusos, tanto em casa quanto no trabalho.  Por que elas sofrem esses abusos? Como mudar isso? 

Conclusão 

Este é um assunto polêmico. Mas que deve ser debatido tanto na escola fundamental ao ensino superior. O confrontamento de opiniões gera mais opiniões e força os alunos a ter empatia, a se colocar no lugar de outra pessoa e pensar de formas diferentes. Isso é vital para formar pessoas que não serão facilmente bitoladas pela mídia e pelas redes sociais. A sociedade está avançando e para que ela chegue a um senso comum que beneficie a todos é preciso instruir os futuros protagonistas sobre a importância do respeito à pluraridade.

O que você acha disso? Opine nos comentários!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!