como memorizar leituras

Como memorizar uma leitura? Veja as dicas

Ler é uma tarefa que requer mais do que um texto à frente e alguns minutos disponíveis. Ainda que este seja o começo, quem está estudando, pesquisando ou simplesmente adquirindo conhecimentos precisa de atenção e memorização para aproveitar uma leitura ao máximo.

O problema é que, muitas vezes, não nos recordamos de textos que lemos ontem, ou até mesmo do capítulo anterior recém finalizado. Para melhorar sua leitura e torná-la um hábito produtivo, estimulante e enriquecedor, separamos algumas dicas que você pode assimilar à sua rotina. Confira:

1. Prepare-se

Pode parecer bobagem, mas o simples fato de se desligar de outras tarefas e escolher a melhor forma de ler fará bastante diferença. Se você está estudando, uma forma de se preparar é separar os materiais – polígrafos, livros, ebooks, artigos da internet, etc. – por assunto, assim você pode fazer todas as anotações sobre um mesmo tópico antes de partir para outro.

Outra dica importante é ter em mãos caneta e bloco para anotações, ou ainda o próprio bloco de notas do computador ou tablet. Se estiver lendo materiais impressos, pode utilizar marcadores de texto. O que importa é ter em mãos alguma ferramenta que lhe permita anotar ou destacar partes importantes do texto. O fato de você anotar ou copiar trechos que acha importante ajudam seu cérebro a memorizar o conteúdo visto e facilita a revisão e complementação posterior.

2. Esteja atento

Não adianta transcrever todo o conteúdo visto. Para ajudar sua memória a se lembrar dos pontos-chave de um conteúdo, você precisa estar atento para saber o que é realmente importante. Por isso, ao ler, verifique pontos que lhe chamam atenção dentro de cada capítulo ou outra divisão existente e anote.

Se necessário, leia novamente o parágrafo para se certificar de que ele contém aspectos importantes sobre o tema ou assunto. Não precisa limitar o número de anotações, já que posteriormente você poderá revisar tudo  e fazer os cortes do que não é tão relevante.

3. Faça resumos

Um ponto muito importante para memorizar o que você leu é não encerrar a leitura de um conteúdo sem antes fazer um resumo com suas próprias palavras sobre o que o texto trata.

Você pode falar para si mesmo e fazer perguntas gerais, como por exemplo: “Do que o texto fala?”, “Qual a opinião deste autor?”, “O que ele conclui?”.  Desta forma, você se certifica de quais são os pontos principais, o que os materiais consultados trazem de diferente entre si e verifica se o texto realmente se fixou em sua mente. É uma maneira de eliminar dúvidas se você entendeu e memorizou o conteúdo.

Esperamos que sua leitura seja muito mais proveitosa daqui pra frente!