Saiba como funciona uma biblioteca digital na prática

É impossível pensar em uma biblioteca digital e não fazer comparações ao modelo tradicional. Os avanços da internet e das tecnologias da informação revolucionaram o papel das bibliotecas, criando uma nova maneira de pensar sobre os acervos unicamente físicos. Agora a ideia é aumentar o acesso aos livros com a implementação da biblioteca digital, que permite a leitura de títulos das mais variadas áreas de conhecimento a qualquer hora e em qualquer lugar.

As bibliotecas tradicionais enfrentam novos desafios, concorrentes, demandas e expectativas. As funções desses espaços físicos estão sendo redesenhadas para agregar valor aos serviços oferecidos e satisfazer as necessidades de informação dos estudantes, cada vez mais conectados ao mundo digital. As bibliotecas tradicionais ainda possuem um grande número de materiais impressos que são, em grande parte, caros e volumosos.

Hoje em dia, os alunos querem complementar as informações impressas com recursos eletrônicos mais dinâmicos.

As bibliotecas digitais fornecem acesso instantâneo a livros digitalizados e envolvem uma série de recursos que facilitam a leitura e a aprendizagem. No post, “entenda o papel das bibliotecas digitais no ensino e na aprendizagem”, falamos mais sobre esse assunto. Para as instituições, a implementação de uma plataforma digital de livros ajuda a reduzir custos e ainda coloca a faculdade ou universidade em outro patamar tecnológico.

A existência de uma biblioteca não depende da forma física dos documentos. Sua missão é vincular passado e presente, além de ajudar a moldar o futuro, preservando os registros da cultura humana, além de integrar tecnologias de informação emergentes. Isso pode ser feito com os dois modelos, um complementando o outro para melhorar a experiência dos alunos.

Saiba como funciona uma biblioteca digital na prática

A biblioteca digital possui acervo totalmente digitalizado e acessível por computadores ou dispositivos móveis, que possibilita aos usuários acesso a um repositório de livros extenso e organizado. O contraste entre bibliotecas tradicionais e digitais é apresentado abaixo:

Bibliotecas tradicionais

Biblioteca digital

Coleta de impressão Todos os recursos em formato digital
Estável, com evolução lenta Dinâmico e efêmero
Objetos individuais não diretamente vinculados entre si Objetos multimídia e fractal
Estrutura plana com metadados contextuais mínimos Andaimes de estruturas de dados e metadados contextuais mais ricos
Conteúdo acadêmico com processo de validação Mais do que conteúdo acadêmico com vários processos de validação
Pontos de acesso limitados e gerenciamento centralizado Pontos de acesso ilimitados e controle de acesso
Interações de sentido único

Diálogo em tempo real dinâmico

Características das bibliotecas digitais

As bibliotecas digitais são baseadas em tecnologias que otimizam o tempo e facilitam os estudos. O acervo é periodicamente complementado com novos títulos, de acordo com as parcerias e negociações com as editoras sócias e autores. Tudo é planejado para garantir um conteúdo de qualidade aos alunos e oferecer um complemento às instituições de ensino.

Vantagens da Biblioteca Digital

• Fácil acesso ao acervo com diversos títulos em qualquer lugar;
  • Acesso através de vários dispositivos móveis, como computador, notebook, tablet ou smartphone;
  • Interface fácil de usar;
  • Não necessita de um espaço físico;
  • Diminui os custos como manutenção, eletricidade, atualização de acervo e
    pessoal qualificado;
  • Promove o acesso aos livros de maneira simultânea a todos os alunos, sem
    fila de espera para utilizar o livro;
  • Acessibilidade e mobilidade na hora dos estudos;
  • Facilita o credenciamento e autorização de cursos de educação a distância
    junto ao MEC.

Depois de entender um pouco mais sobre as possibilidades da biblioteca digital, chegou a hora de conhecer a nossa plataforma digital de livros.

Somos um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet. Conheça nossos clientes.

Por meio da plataforma, os estudantes têm acesso rápido e fácil a mais de 8 mil livros acadêmicos (consulte nosso acervo) das principais áreas de conhecimento, como saúde, ciências sociais, direito, entre outros.

Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco e solicite uma proposta comercial.

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!