Dicas de como estudar à distância

Como estudar a distância e aproveitar ao máximo as aulas online

Os alunos de educação online têm uma série de vantagens, como organizar sua rotina da forma mais conveniente e acessar conteúdos de todos os lugares e a qualquer horário. Porém, você sabe como estudar a distância?

Assim como no ensino presencial, os cursos online trazem uma série de desafios. E caso não sejam superados, você pode acabar comprometendo o seu rendimento nos estudos. A boa notícia é que atitudes simples podem contribuir para um ótimo desempenho.

Ler também4 dicas para estimular o uso da biblioteca online

Dicas de como estudar a distância

Por mais que o estudante online enfrente obstáculos, uma boa dose de dedicação e motivação podem fazê-lo seguir em frente até a conclusão do curso escolhido. Neste caso, algumas dicas de como estudar a distância podem ajudar.

Veja quais são elas:

Seja organizado

Como a rotina de estudos de um aluno online é criada por ele mesmo, a organização deve ser o primeiro passo para o sucesso.

Para isso, é possível criar uma série de métodos e ações para organizar a sua agenda. Planeje uma rotina diária, semanal e mensal de forma com que os dias e horários fiquem predeterminados.

Você pode utilizar diversos recursos com essa finalidade. Por exemplo: gerenciadores de tarefas, planilhas, calendários ou mesmo anotações em agendas.

Compreenda que o ensino online é como o presencial

Cursar uma faculdade online deve ser visto com a mesma seriedade do que estudar pelo método presencial. Porém, alguns alunos acabam subestimando o curso e, por isso, não se dedicam como deveriam.

A consequência é o baixo desempenho nas aulas e avaliações e pode até mesmo gerar a reprovação. Portanto, é essencial compreender que a única diferença entre os métodos é a sala de aula física ou a falta dela.

Faça os exercícios

Tão importante quanto assistir às aulas é fazer os exercícios para visualizar e fixar melhor os conteúdos. Essa certamente é uma das sugestões mais importantes de como estudar a distância.

Quando o cérebro entra em contato com os mesmos temas mais de uma vez, ele entende que os assuntos são importantes. Logo, devem ser assimilados e é justamente isso que acontece.

Outro benefício de realizar os exercícios do curso é a autoavaliação. Com isso, o estudante consegue analisar quais conteúdos foram fixados e quais precisam ser revisados.

Tenha um local apropriado para os estudos

Essa é outra dica fundamental de como estudar a distância. Afinal, as distrações são uma das principais dificuldades dos estudantes de EAD.

O indicado é que se tenha um local apropriado para os estudos. Procure um ambiente calmo, livre de interferências e bem iluminado. Isso irá contribuir para a concentração e, consequentemente, para um melhor desempenho.

Ler tambémOs livros e as tecnologias digitais: como incentivar a leitura na Era Digital?

Como uma biblioteca digital pode auxiliar nos estudos?

Além das dicas citadas acima, uma que não pode ficar de fora do nosso artigo é a leitura e o acesso a livros e conteúdos de qualidade. O que é responsável pela boa formação de estudantes.

E, hoje, não é mais necessário ir até uma biblioteca física para ter contato com obras de autores renomados. A Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros que conta com um repleto acervo de livros. São mais de 7 mil títulos acadêmicos de todas as áreas do conhecimento.

Por meio da plataforma online e intuitiva, o aluno pode estudar e fazer suas pesquisas de forma prática. Com diversas funcionalidades, você tem a opção de realce de cores, anotações e pesquisa por palavra-chave. Além disso, é possível acessar o sistema por meio de qualquer dispositivo eletrônico.

Verifique se sua instituição de ensino possui a Minha Biblioteca ou se quer saber mais acesse o nosso site.

Conheça o Clube Minha Biblioteca e faça a assinatura pessoal do seu catálogo de interesse, entre as opções: Medicina e Saúde, Exatas, Jurídico, Pedagógico, Sociais Aplicadas e Letras & Artes.