Como conciliar o seu propósito de vida com a sua carreira?

Uma pesquisa realizada recentemente pela SurveyMonkey mostrou que a cada 10 brasileiros empregados, 9 estão infelizes no trabalho atual. Outras pesquisas revelam que poucos profissionais conseguem trabalhar no que gostam e a maioria gasta horas em atividades que não dão prazer, tornando-se pessoas tristes e insatisfeitas.

Mas recentemente vi uma pesquisa que me chamou bastante minha atenção porque trata não só da satisfação no trabalho, mas da importância de ter um propósito. Realizada com mais de mil pessoas em todo o Brasil pelo Núcleo de Estudos da Sodexo, ela mostrou que 53% dos brasileiros entrevistados acreditam que o propósito de vida está ligado ao trabalho; além disso, 95% deles afirmaram ter um propósito de vida, e metade acredita trabalhar com seu propósito, o que seria um dos fatores para se sentirem mais felizes no trabalho.

Eu sou desse time que acredita que ter um propósito de vida está ligado ao meu lado profissional e à minha satisfação no trabalho. Nesse sentido, conciliar meu propósito com a minha carreira é fundamental para que eu trabalhe com prazer e satisfação.

Você tem um propósito de vida? Está em busca do seu? Ou nunca parou para pensar sobre isso? Na prática, o propósito de vida é aquilo que te faz acordar todos os dias, a razão da sua existência, é ter uma direção a seguir, é encontrar significado na sua trajetória pessoal e profissional.

Existe um conceito japonês chamado ikigai que dá uma excelente definição para “propósito” e tem muito a ver com a forma com que devemos conduzir nossa carreira: é o resultado da combinação do que se ama fazer com o que o mundo precisa, pelo que você pode ser pago e no que você é bom.

Quem nunca viu profissionais no auge da carreira mudando de caminho profissional para trabalhar com algo que faça sentido e que os leve à felicidade? Quando você consegue identificar o que realmente importa para você, quais são suas habilidades, seus pontos fortes e consegue alinhá-los com os valores e da empresa em que está, você começa a construir um caminho que te faz mais feliz.

Encontrar um propósito nem sempre é fácil, mas é essencial para que nossa vida se torne mais prazerosa para nós mesmos e isso se reflita no outro. E o primeiro passo para isso é o autoconhecimento. Desenvolvê-lo é a chave para identificar o que te move, o que te faz feliz, aonde você quer chegar, quais desafios quer enfrentar, quão realizado você está…

Conciliar propósito com carreira profissional traz benefícios para todos: profissionais felizes rendem mais, são mais criativos, arriscam mais e enxergam com olhos otimistas todas as oportunidades.

Se você ainda não encontrou seu propósito, olhe para você, conecte-se com sua família, com o que você ama e com o que te dá prazer. Não tenha medo de mudar e ser coerente com o que acredita.

E aqui, faço um parêntese para falar sobre os jovens: a geração Y e Z, mais do que as anteriores, quer causar impacto e contribuir positivamente para o mundo, conciliando carreira com propósito. A falta de realização nesse sentido tem sido o motivo principal de insatisfação no trabalho para esses grupos, mas esses jovens têm muito a nos ensinar, afinal não se acostumam com a “insatisfação no trabalho” e estão sempre buscando alcançar algo que esteja alinhado com suas expectativas e seu propósito.

E você, prefere se acomodar na insatisfação ou aplicar o conceito do Ikigai na sua vida e buscar entender o que você ama fazer, o que o mundo precisa, pelo que você pode ser pago e no que você é bom para ser feliz e deixar um legado?

Que possamos nos inspirar nos mais jovens e não nos acomodar: conciliar carreira e propósito é possível, basta se conhecer e não ter medo de ir atrás do que te faz feliz!

*Artigo de Alini Dal Magro originalmente publicado no https://pt.linkedin.com/pulse/como-conciliar-o-seu-prop%C3%B3sito-de-vida-com-sua-alini-dal-magro?trk=public_post_feed-article-content

*A opinião dos entrevistados não expressa, necessariamente, o posicionamento do Blog da Minha Biblioteca.

Conheça a Minha Biblioteca

Quer saber mais sobre os catálogos, recursos e benefícios da maior e mais completa biblioteca digital de livros acadêmicos para sua IES? Entre em contato conosco e solicite uma proposta.