Brasil comemora os 20 anos da chegada da internet

É possível viver sem internet hoje em dia? Pois, há apenas duas décadas era assim que se vivia no Brasil. Esse mundo virtual que temos hoje ainda é um jovem no nosso país. Neste ano, a famosa rede de computadores completa 20 anos por aqui.

Atualmente, estar conectado é um direito humano, dito pela Organização das Nações Unidas (ONU). Há 20 anos, poucos tinham esse privilégio. Foi quando o Brasil e o mundo viram o nascimento daquilo que mudaria tudo.

O acesso comercial à rede (antes reservada a computadores em universidades de diversos países) foi o que permitiu o surgimento de enciclopédias abertas, ferramentas de comunicação em diferentes formatos, publicadores de notícias e do comércio eletrônico.
No início, a internet era uma rede que ligava apenas universidades ao redor do mundo. O Brasil, por exemplo, se conectava a outros países através de redes que partiam da Fapesp, do Laboratório Nacional de Computação Científica, no Rio, e da UFRJ.

Na Conferência Rio-92 o País teve sua primeira grande experiência online, conectando-se às redes acadêmicas dos EUA. Foi no evento, inclusive, que a Agência Estado, agência de notícias do Grupo Estado, teve sua primeira experiência de cobertura em tempo real.

Nessa época, surgiram então os chamados BBS, uma forma rudimentar anterior à web (www) que permitia troca de arquivos e comunicação via correio eletrônico (e-mail). No Brasil, dois se destacaram, o comandado por Paulo Cesar Breim e o outro pelo empresário Aleksandar Mandic.

Domínio

Uma comitiva, com o então superintendente da área de informática da Fapesp, Demi Getschko, negociou, em 1994, os primeiros blocos de IP para o Brasil, que já tinha conquistado anos antes o domínio .br.

No ano seguinte, 1995, provedores passariam a oferecer o acesso à ponta final. Era o que faltava. Bancos (Bradesco, Unibanco, Credicard, o antigo Banespa), sites de notícias (como o pioneiro “agestado.com.br”), empresas e organizações (como Itautec, IBM, Tectoy, Chevrolet e Philco) garantiram seu espaço na rede e registraram os primeiros domínios brasileiros.

Em janeiro de 1996, a equipe do recém-nascido Comitê Gestor da Internet registrava 851 domínios. Hoje, o mês de abril encerrou com mais de 3,6 milhões de sites brasileiros.

Fonte: Exame Carreiras