Biologia celular e molecular - 9ª edição

Biologia Celular e Molecular de Luiz Carlos Junqueira e José Carneiro

Ao lado de “Medicina Interna de Harrison” e “Princípios de Anatomia e Fisiologia – 14ª edição”’, “Biologia Celular e Molecular – 9ª edição” é mais um clássico da bibliografia dos cursos da área de saúde, principalmente de medicina.

Escrito por Luiz Carlos Junqueira e José Carneiro, o livro foi totalmente atualizado. Assim, conta com capítulos minuciosamente revisados de acordo com as últimas pesquisas sobre os temas.

A obra é uma das mais requisitadas pelos professores por conter informações precisas. Além disso, possui ilustrações que ajudam os estudantes a entender melhor o conteúdo.

Importância da biologia celular e molecular

Mas, antes de se aprofundar no tema do livro, é importante entender a importância do assunto no campo da medicina.

A biologia celular, ou citologia, é o ramo da biologia que estuda as células de forma específica. Assim, é possível conhecer as estruturas internas e externas das células, além de analisar suas funções e a importância na constituição dos seres vivos.

Já a biologia molecular é o ramo da biologia que estuda o nível molecular com foco na estrutura e na função do material genético. Também investiga as interações entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica.

Leia tambémCelmo Celeno Porto: conheça a biografia e os principais livros de medicina do autor

“Biologia Celular e Molecular – 9ª edição” – Organização do livro

Agora, vamos à publicação propriamente dita. O livro “Biologia Celular e Molecular – 9ª edição” é composto por 17 capítulos:

1. Introdução: Visão Panorâmica sobre a Estrutura, as Funções e a Evolução das Células
  2. Tecnologia da Biologia Celular e Molecular: Alguns Exemplos
  3. Bases Macromoleculares da Constituição Celular
  4. Papel das Mitocôndrias na Transformação e no Armazenamento de Energia
  5. Membrana Plasmática
  6. Comunicações Celulares por meio de Sinais Químicos
  7. Bases Moleculares do Citoesqueleto e dos Movimentos Celulares
  8. Núcleo da Célula
  9. Ciclo Celular e Meiose
  10. Organelas Envolvidas na Síntese e na Degradação de Macromoléculas
  11. Divisão de Trabalho entre as Células: Diferenciação
  12. Biologia da Interação Célula-Matriz Extracelular
  13. Célula Vegetal
  14. Células Procariontes
  15. Mecanismos de Regulação das Atividades Celulares: Como se Originam Algumas Doenças
  16. Célula Cancerosa
  17. Os Vírus E suas Relações com as Células

Além disso, esta 9ª edição da obra traz algumas novidades como:

• Maior detalhamento sobre a origem e o crescimento da parede das células vegetais;
  • Mais informações sobre a penetração de macromoléculas proteicas nos plastos;
  • Moléculas que participam da fotossíntese;
  • Novas proteínas descobertas no processo do retículo endoplasmático;
  • Proteínas específicas do envoltório nuclear;
  • Mais informações sobre células-tronco e fatores que controlam o ciclo celular;
  • Distúrbios decorrentes de mutações nas proteínas do envelope nuclear.

Área de interesse de estudo de diversas carreiras, a biologia celular e molecular é importante para os alunos dos cursos de saúde. Afinal, a partir deste segmento, se constrói o conhecimento sobre o ciclo celular e sua importância para a vida.

Biblioteca online em cursos de saúde

Quer ter acesso aos principais livros de saúde durante sua formação? As instituições de ensino superior podem disponibilizar as bibliotecas digitais. A ferramenta surge para ajudar em estudos e pesquisas dos alunos e como alternativa para disseminar o conhecimento e promover a qualidade do ensino.

Um exemplo é a  Minha Biblioteca, uma plataforma online com mais de 7 mil livros acadêmicos em seu acervo, proporcionando vantagens para alunos, professores e instituições de ensino.

Inclusive, o livro “Biologia Celular e Molecular – 9ª edição” está disponível na Minha Biblioteca e é um dos mais lidos na plataforma.

A plataforma ainda oferece múltiplos acessos a qualquer obra, evitando filas de espera e diversas ferramentas de pesquisas como realces, anotações, leitura em voz alta, marcadores de páginas e muito mais.

Verifique se sua instituição oferece os serviços da Minha Biblioteca e tenha acesso a todos os livros da área da saúde.

Conheça o Clube Minha Biblioteca e faça a assinatura pessoal do seu catálogo de interesse, entre as opções: Medicina e Saúde, Exatas, Jurídico, Pedagógico, Sociais Aplicadas e Letras & Artes.