Bibliotecas públicas são opções de local de estudo fora de casa e da escola

Depois do Google, virou raridade encontrar jovens em bibliotecas. Mas, esses espaços silenciosos e cheios de fontes de informações e pesquisas ainda existem e são ótimas opções para quem quer se dedicar aos livros, mas não encontra um ambiente adequado.

Estudar em casa nem sempre é fácil: de repente a mãe pede um favor, o cachorro late, o telefone toca, uma visita chega. E há sempre o apelo da internet, seja com o pipocar de uma notificação, um novo e-mail ou uma mensagem (que parece) urgente. As distrações são muitas, e começar aquela leitura ou se preparar para os exercícios exige muita concentração. Que tal, então, escolher um lugar onde você consiga se focar somente nos estudos – e assim se preparar para o vestibular e o Enem?

Para ajudar nessa tarefa, há alguns locais que combinam silêncio, comodidade, liberdade e segurança, requisitos básicos para uma boa leitura.

Público jovem é pouco frequente

Em meio a milhares de volumes enfileirados em estantes, mesas e cadeiras, há crianças imersas em páginas multicoloridas até idosos se atualizando com o jornal do dia. Nesse panorama, tem sido raro encontrar estudantes com lápis e borracha em punho, mochila abraçada no assento e olhar fixo nas letras. Comum antes do advento da internet, esse cenário anda menos frequente, agora que todo conteúdo está a um clique de distância.

“Antigamente, o estudo dependia principalmente dos livros. Já tivemos muito mais movimento aqui, de alunos de vários colégios, mas agora, com a internet, isso tem diminuído – afirma a funcionária pública estadual Dione Demarchi, que há 21 anos trabalha na Biblioteca Pública Leopoldo Boeck, na zona norte da Capital gaúcha.

Segundo Dione, o local recebe um público variado e diariamente ainda é visitado por 15 ou 20 pessoas, mas o fluxo de jovens estudantes costuma ser ínfimo. Mesmo assim, poucos ambientes são mais propícios a uma boa rodada de leitura. Entre as milhares de obras disponíveis para consulta gratuita, estão autores brasileiros e estrangeiros, quase sempre incluindo os escritores cobrados nas leituras obrigatórias do vestibular e aqueles que caem nas provas. Há ainda espaço para o material didático, mas para quem está interessado nesse aspecto, o ideal é levar material de casa – aquele mesmo que sempre acompanha você na escola ou no cursinho.

No entanto, o conforto, geralmente, não é o forte: as cadeiras e mesas de madeira lembram aquelas da escola. O silêncio e a distância das distrações são outro destaque, ainda que muitas dessas instalações estejam se atualizando e oferecendo acesso à internet – o que pode ser visto como desvantajoso por quem busca concentração.

No centro de Porto Alegre, há locais onde se pode estudar com tranquilidade. Apenas na Casa de Cultura Mario Quintana, três bibliotecas convidam à leitura (confira abaixo). O local pode repelir o visitante por estar em reforma, promovendo obras barulhentas que devem seguir até o fim do ano, mas lá dentro há bons espaços para quem quer estudar. Aliás, mesmo no Centro é comum encontrar pessoas lendo no banquinho de uma praça, em algum espaço cultural ou em parques. E você, tem algum bom local aberto ao público para recomendar a quem quer estudar fora de casa?

Fonte: Zero Hora