Conheça a Minha Biblioteca, o mais atualizado acervo de e-books para área jurídica

A área de Direito requer muita pesquisa por parte dos advogados. Para elaborar as peças que serão apresentadas nos tribunais, os profissionais precisam de embasamento nas leis e nos livros técnicos. Para facilitar esse trabalho, a biblioteca digital jurídica desponta como grande aliada.

Com a biblioteca digital jurídica não é preciso ter uma estrutura física enorme para manter um extenso acervo de livros jurídicos e legislações. A biblioteca digital permite acesso aos e-books 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer dispositivo móvel com internet e de qualquer lugar.

A biblioteca digital é recomendada para empresas que precisam das informações mais atualizadas em tempo integral, como escritórios de advocacia, bancos, órgãos públicos, autarquias federais e estaduais. Além disso, é essencial na construção do acervo de Instituições de Ensino Superior (IES).

Ter acesso a informações confiáveis é fundamental, por isso é indispensável o acesso às principais obras de referência de autores renomados na área do Direito. Por isso, vamos apresentar a Minha Biblioteca, plataforma que auxilia a busca rápida e fácil por conteúdos jurídicos.

Quer saber mais? Continue lendo nosso artigo!

Por que ter uma biblioteca digital jurídica na instituição de ensino?

O crescimento da tecnologia fez diminuir a consulta em livros impressos. Apesar disso, eles continuam sendo indispensáveis para o aprendizado.

Por isso, as bibliotecas investem cada vez mais em soluções digitais, onde encontraram espaço para seus grandes acervos. Esse formato permite uma melhor gestão e busca por conteúdos específicos, sendo uma boa opção para otimizar o acesso e tempo de busca.

Essas facilidades são excelentes benefícios das bibliotecas digitais jurídicas. Nessa área, o uso de livros, referências e autores é indispensável, para pesquisas nas instituições e até para a atividade em tribunais.

Obrigatoriedade do MEC

Para se ter uma ideia da importância da biblioteca digital, ter um amplo catálogo de e-books nas IES é obrigatório, sendo exigência do Ministério da Educação (MEC).

A obrigatoriedade objetiva oferecer a melhor e mais atualizada bibliografia para a qualidade do ensino dos estudantes. Para quem utiliza a biblioteca digital jurídica, as vantagens vão desde acesso fácil a milhares de conteúdos relevantes, até praticidade e conveniência de acesso a qualquer hora e lugar.

Um exemplo é a portaria normativa publicada no Diário Oficial da União, no dia 22 de junho de 2017, que diz no capítulo III, art. 11, § 4º,  que os pólos de ensino a distância podem ter acervo totalmente digital. Seguir essas normas pode elevar o conceito do MEC para as universidades.

Os principais benefícios da biblioteca digital jurídica

Implementar uma biblioteca digital com e-books para a área do Direito proporciona vários benefícios aos colaboradores e gestores de empresas e autarquias, além de estudantes da área. Entre os principais, estão:

  • Incentivo à qualificação e à atualização da equipe
  • Aumento do acesso à informação
  • Facilidade de busca por trechos de livros
  • Redução de custos e espaço com livros físicos
  • Aumento da satisfação dos colaboradores

Essa facilidade e praticidade são importantes para o desenvolvimento do trabalho dos advogados. Afinal, com as vantagens da biblioteca digital jurídica, o acesso rápido e a pesquisa por informações atualizadas e confiáveis, o profissional consegue analisar jurisprudências, basear argumentos e elaborar ações.

Qualidade e credibilidade da biblioteca digital

O principal diferencial da biblioteca digital jurídica em relação às buscas feitas na internet está na credibilidade da fonte de informação.

A Minha Biblioteca disponibiliza milhares de obras jurídicas de diversos autores consagrados. Assim, a autenticidade e a credibilidade dos materiais disponíveis são referendadas.

Com isso, os profissionais têm acesso de forma rápida e eficiente a conteúdos com a qualidade e confiança necessárias para a realização do seu trabalho.

Quatro indicações de bibliotecas digitais para área jurídica

Conheça algumas das principais opções para quem busca e-books de Direito.

Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma biblioteca jurídica que oferece um dos melhores conteúdos para a área, principalmente para universitários e atualização profissional. Por isso, se destaca como uma das melhores plataformas para IES e empresas no país.

Com obras publicadas por 15 grandes editoras acadêmicas no Brasil e 38 selos editoriais, a Minha Biblioteca conta com milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos. O acervo da plataforma pode ser acessado por suas temáticas, como:

  • Direito Ambiental
  • Direito do Consumidor
  • Direito Penal
  • Direito Trabalhista
  • Entre outras

Biblioteca Digital Jurídica

A BDJUR é um repositório online do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e reúne documentos jurídicos que vão desde capítulos de livros e periódicos até teses, dissertações, decisões jurisprudenciais, palestras e discursos.

Biblioteca digital da OAB

A biblioteca jurídica digital da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) objetiva a democratização ao acesso à informação e busca difundir reflexões de intelectuais que cedem seus direitos autorais em benefício da ampliação do conhecimento.

Conselho da Justiça Federal

A biblioteca digital jurídica do Conselho da Justiça Federal (CJF) é parte do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e reúne e-books, periódicos e bases de dados jurídicas nacionais e estrangeiras, com foco na disseminação da informação doutrinária e legislativa.

Conheça os benefícios da Minha Biblioteca

O acervo de livros de Direito da Minha Biblioteca conta com milhares de obras das principais editoras do Brasil e é atualizado constantemente. A plataforma ainda oferece facilidades que agilizam o trabalho dos colaboradores e de quem precisa de uma ampla  biblioteca digital jurídica.

Marcador de página

Com esse recurso o usuário pode marcar páginas e trechos importantes, o que facilita a separação de fontes e bibliografias para seus trabalhos de pesquisa.

Anotações e realces

As anotações e os realces para destacar o texto servem para ajudar a identificar os trechos mais importantes para suas pesquisas, facilitando o acesso visual aos conteúdos.

Pesquisa por palavras-chave

Uma das principais vantagens da biblioteca digital jurídica é a pesquisa por meio de palavras-chave. Esse recurso permite que o usuário encontre um tema relevante nos livros do acervo, podendo usar mais de um ou mesmo compará-los.

Acesso rápido ao sumário

O sumário é o guia de todo pesquisador. Por ele o usuário pode ver todo o conteúdo abordado na obra, o que facilita a escolha por capítulos e temas.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma plataforma online com acervo de mais de 10 mil livros técnicos, acadêmicos e científicos. Com a opção de assinatura de catálogos segmentados, é possível disponibilizar aos colaboradores apenas os títulos da área de interesse da empresa ou do órgão público.

Assim, todos os usuários terão à disposição o material para consulta em qualquer hora e lugar, por meio de um dispositivo com internet, o que ajuda bastante no dia a dia de profissionais entre idas ao fórum, audiências, reuniões com clientes e a necessidade de ter a informação na mão.

Como implementar a biblioteca digital no seu escritório?

Agora que você já está por dentro de todas as facilidades da biblioteca digital jurídica, deve estar se perguntando como adotar na sua empresa. A implementação é muito simples, para os escritórios de advocacia, as autarquias federais e as IES.

Para isso, basta acessar o site da Minha Biblioteca e solicitar um trial para sua IES ou empresa. O contato pode ser feito pelo próprio site ou pelo chat online.

Além disso, o blog da Minha Biblioteca disponibiliza vários artigos, como Tecnologia jurídica: como inovar no cenário de disrupção tecnológica e o Entenda a importância do livro Curso de Direito Penal para os estudantes.

Ficou interessado? Se a sua instituição de ensino superior ou empresa ainda não assina a Minha Biblioteca, solicite uma proposta agora mesmo.