Biblioteca Virtual auxilia em pesquisas acadêmicas

Em nossa última postagem, discutimos o impacto dos livros online nas bibliotecas universitárias. Nesta semana, abordaremos as singularidades e as diferenças entre uma biblioteca virtual e uma biblioteca híbrida.

O mundo acadêmico é composto pelos mais variados tipos de pessoas. Jovens que planejam seu futuro em determinada profissão, profissionais que anseiam por novas oportunidades, inconformados que desejam aprender algo novo. Entre as pessoas que frequentam esse meio, muitas não disponibilizam do tempo necessário para se deslocar até uma biblioteca. Em contramão, outra parcela, muitas vezes, não possui a mesma facilidade para acessar ambientes online. Após essa conclusão, chegamos ao embate – ou um complemento – entre biblioteca virtual x biblioteca híbrida.

Biblioteca Virtual

A biblioteca virtual, em uma breve definição, nada mais é do que um acervo de publicações de acesso exclusivamente online, não existindo uma instituição física. Assim, todo conteúdo armazenado deve ser consumido através de computadores, tablets, smartphones e similares.

Com o intuito de se adaptar aos diferentes tipos de usuários e métodos de ensino, esse tipo de biblioteca auxilia na flexibilização da aprendizagem. Sua existência possibilita uma alternativa rápida e eficiente para os estudantes que sofrem, principalmente com a falta de tempo, consigam consumir conteúdo acadêmico de qualidade sem ter que comparecer a uma biblioteca física.

Esse é o serviço prestado pelo conglomerado Minha Biblioteca, plataforma criada por 4 renomadas editoras de livros do mercado acadêmico (Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva), que abriga mais de 8000 títulos em diversas áreas do conhecimento. Desta forma, o serviço é oferecido às instituições de ensino superior e repassado aos seus alunos para que o acesso à informação se torne mais dinâmico.

Todavia, a utilização deste modelo dificilmente se tornará unânime, pois nem todos os participantes do mundo acadêmico dispõem das habilidades necessárias para tirar o máximo de seu proveito. Um contraponto a este modelo de acervo bibliográfico são as chamadas bibliotecas híbridas.

Biblioteca Híbrida

As bibliotecas híbridas são locais que abrigam tanto conteúdo impresso quanto virtual. Desta maneira, se tornam suscetíveis aos dois tipos de consumidores. Os que preferem o modelo online e os que têm preferência pelo físico. Este tipo de local ajuda na divulgação de ambientes acadêmicos totalmente digitais.

Essa interação nos leva a crer que a existência de um complementa o outro, já que os dois modelos possuem prós e contras. A biblioteca híbrida tem a possibilidade de abrigar títulos que não estão online. Já a virtual consegue otimizar seu funcionamento pelo fato de não possuir um ambiente físico e estar disponível em qualquer aparelho com acesso à internet e a qualquer hora.

Em razão disso, a existência dos dois modelos se torna essencial, pois existem incontáveis artigos, publicações e livros que não são encontrados online. Ao mesmo tempo, o imediatismo intrínseco na rotina da maioria das pessoas, torna o acervo online da biblioteca virtual um trunfo a ser utilizado.

E você? Qual a sua opinião sobre a existência de bibliotecas virtual? Você prefere ir até a biblioteca de sua faculdade ou gosta de ganhar tempo procurando por publicações online? Queremos saber sua opinião. Deixe seu comentário.

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!