Biblioteca Araújo Porto Alegre reabre após reforma

Totalmente reformada, a Biblioteca Araújo Porto Alegre, do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), reabriu ainda mais bonita e agora modernizada. Dotada de recursos digitais, hoje facilita a consulta ao seu acervo e ao do próprio museu. A Biblioteca Araújo Porto Alegre é um dos mais importantes acervos bibliográficos do país e traz grandes obras nos segmentos de artes visuais, museologia, arquitetura e história da arte dos séculos 19 e 20.

Todo o conteúdo está a partir de agora mais acessível ao público. Emoldurado por telas dos pintores Raimundo Cela e Antonio Parreiras, o espaço de leitura conta com novas mesas e cadeiras, um balcão de atendimento e dois computadores conectados  ao sistema Donato, que armazena o acervo museológico do MNBA.

A reforma custou cerca de R$ 700 mil entre a obra civil e o mobiliário. Os recursos vieram do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura. Localizada no segundo andar do museu, a biblioteca é pouco conhecida dos visitantes das exposições permanentes e temporárias do MNBA, mas uma referência importante para estudantes e pesquisadores das artes.

“Temos mais de 40 mil itens, 20 mil só de livros, muitos deles obras raras, e o restante periódicos especializados, catálogos de exposições nacionais e estrangeiras e clippings dos eventos realizados no museu desde o século passado”, explica a chefe da biblioteca, Mary Komatsu.

Histórico

Três anos após a fundação do MNBA, criou-se a biblioteca, em 1940. O acervo começou a ser formado a partir da doação feita por Rodolfo Amoedo (1857-1941), pintor e professor da Escola Nacional de Belas Artes, da qual se originou o museu. O nome homenageia o pintor, arquiteto, cenógrafo, caricaturista, poeta e diplomata Araújo Porto Alegre (1806-1879), pioneiro dos estudos de história e crítica da arte no Brasil.

Quirino Campofiorito, Walmir Ayala, Paulo Herkenhoff e Pedro Xexéo também contribuíram para o crescimento do acervo da biblioteca que, ao longo dos anos, foi recebendo outras importantes doações. Segundo Mary Komatsu, outras melhorias estão para chegar nas próximas semanas. “São esperados novos arquivos deslizantes, que ampliarão a capacidade de armazenamento de publicações e acondicionamento do acervo arquivístico”, diz.

A Biblioteca Araújo Porto Alegre funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e a entrada é franca. O museu fica na Avenida Rio Branco, 199, na Cinelândia, centro do Rio.

Fonte: Agência Brasil