As redes sociais e o aprendizado

 

Qual o papel dos meios de comunicação social na educação? A educadora Lisa Nielsen, a convite do Americas Society and Council of the Americas, liderou uma discussão com especialistas e líderes para responder essa questão. O objetivo era observar o que funciona em Nova York e trazer o modelo para outros sistemas de ensino. Veja abaixo algumas ideias que ela compartilhou com os líderes globais.

 

Por que estimular os estudantes a usarem as mídias sociais?

Hoje em dia é preciso ter experiência no uso dos meios de comunicação social. Se queremos concorrer a um cargo, administrar um negócio ou mudar a forma como as coisas estão onde trabalhamos ou vivemos temos de saber usar esses meios. Isso serve para a faculdade, carreira e para o sucesso na vida. As mídias também ajudam a economizar o tempo no trabalho e ajudam os professores.

 

O estudante e sua rede de aprendizagem

O estudante passou a ser o centro de aprendizagem na era das mídias sociais e não mais o professor. Uma das motivações mais importantes que um educador pode dar é apoiar os alunos no desenvolvimento de uma poderosa rede de aprendizagem. É importante ajudar os alunos a se conectarem com outras pessoas que partilham as suas paixões, talentos e interesses. Isso requer a compreensão de como funciona a mídia social, e como encontrar as pessoas certas para se conectar com segurança e responsabilidade. Também requer uma compreensão de como usar estas ferramentas, como colaborar e como utilizá-las para aumentar a aprendizagem.

 

Conecte-se com especialistas via internet
Quem domina as redes sociais pode encontrar um mundo de especialistas sobre qualquer assunto. Usando ferramentas online, como o Twitter e o Facebook, você tem o melhor conhecimento do mundo ao seu alcance.

 

Mostre o seu trabalho em sala de aula para o mundo

A mídia social possibilita que grandes trabalhos que acontecem nas escolas, mas geralmente ficam “trancados” na sala de aula, venham a público. Veja como alguns professores fizeram isso:

 

O professor de primeiro grau Erin Shoening usou o Facebook para dar às famílias de seus alunos uma “janela” sobre sua aula. A professora Courtney Woods usou o Twitter para conectar seus estudantes a vários especialistas.

 

O que você acha? Algumas dessas ideias poderiam ser implementadas no local onde você trabalha? Quais são os desafios e preocupações que podem aparecer? De que forma você acredita que possa incorporar, com sucesso, as mídias sociais na educação em seu ambiente de trabalho?

 

Pense nisso e comece agora.

Fonte: Desafios da Educação