aprendizagem no ensino superior

Aprendizagem no ensino superior: como os alunos da área de saúde podem se capacitar para o mercado profissional

A área de saúde é uma das mais procuradas por estudantes por oferecer carreiras reconhecidas financeiramente e diversas oportunidades de trabalho. Neste contexto, a aprendizagem no ensino superior deve ser focada cada vez mais na busca pelo conhecimento.

Para se ter uma ideia da importância da área da saúde, entre 2010 e 2017, de acordo com dados do Censo da Educação Superior, a quantidade de novos alunos nas graduações da área aumentou em 104%. Para grau de comparação, o crescimento de matriculados no Ensino Superior em geral foi de 46%, no mesmo período.

A busca pela área da saúde exige capacitação técnica para encarar a forte concorrência existente e por isso, a aprendizagem no ensino superior é um diferencial na carreira dos alunos.

O que o estudante deve fazer?

Assim como os demais campos do conhecimento, a área da saúde requer esforços por parte dos alunos. Os estudantes devem se dedicar a fundo para otimizar o aprendizado oferecido pelas instituições de ensino.

Também se espera do aluno que ele busque o conhecimento necessário no ensino superior, qualificando-se da melhor maneira possível para estar preparado para o mercado de trabalho extremamente concorrido.

Como melhorar a aprendizagem no ensino superior?

Alunos, professores, pesquisadores e profissionais contam com diversos recursos que podem ser utilizados para melhorar o aprendizado no ensino superior, entre eles:

Organização e gerenciamento do tempo: a rotina do dia a dia chega a ser extenuante, mas organizar a agenda e reservar períodos para os estudos é fundamental para conseguir um bom aproveitamento da aprendizagem no ensino superior.

Autodisciplina: saber priorizar as atividades e ter controle do que será feito é outro passo importante.

Concentração: prestar atenção nas aulas e evitar perder tempo com distrações também é recomendável. Espera-se que o aluno esteja concentrado em suas atividades para alcançar melhor rendimento estudantil.

Anotações do conteúdo: anotar o que é repassado pelo professor ajuda a reforçar a matéria aprendida. O ato de escrever contribui para fortalecer a memória.

Leituras obrigatórias e complementares: ler os materiais indicados pelos professores é essencial para garantir uma melhor aprendizagem no ensino superior. E contar com ferramentas como as bibliotecas digitais facilita ainda mais este processo.

A importância dos livros online para a área da saúde

Devido à rotina intensa, muitas vezes aliando trabalho e estudos, os alunos da área da saúde precisam contar com facilidades que melhorem seu dia a dia.

O catálogo online de livros digitais é uma importante ferramenta de auxílio para os estudantes e interessados na área de saúde pois oferece diversos benefícios, como:

– Amplo acervo de obras reconhecidas;

– Fácil acesso aos conteúdos;

– Materiais completos, modernos e atualizados;

– Autores renomados na literatura médica;

– Novas práticas médicas e de saúde.

Aprendizagem no ensino superior: o digital usado na prática

A tecnologia aliada ao ensino superior vem ajudando no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, trabalhos práticos em laboratórios, estudos em casa, entre outros.

Algumas instituições de ensino já utilizam o conteúdo das bibliotecas digitais para contribuir com projetos que impactam diretamente no aprendizado de alunos ao melhorar o acesso à informação e ao conhecimento.

O chamado ensino híbrido – no qual são mesclados os pontos positivos das modalidades presencial e online – também tem se beneficiado do acesso ao catálogo online de livros digitais. Basta ter um dispositivo móvel conectado à internet para facilmente navegar nos materiais a qualquer hora e lugar.

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Criado para incentivar a educação continuada, o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca oferece catálogos segmentados com os principais ebooks técnicos, acadêmicos e científicos divididos em 6 áreas do conhecimento.

Com o Clube Minha Biblioteca estudantes, professores, pesquisadores e profissionais tiram o máximo proveito da melhor plataforma online de livros digitais com recursos que facilitam a leitura e o aprendizado como marcadores de página, realce de texto, busca por palavra-chave e leitura em voz alta.

Venha para o Clube Minha Biblioteca e conheça os catálogos disponíveis para assinatura que vão ajudar você a desenvolver novas habilidades e se destacar no mercado. O catálogo de  Medicina e Saúde possui mais de 3 mil títulos que podem ser acessados através de qualquer dispositivo conectado à Internet, onde e quando você quiser.

Se você está em busca de um acervo virtual atualizado e quer facilidade e praticidade de acesso, conheça o Clube Assinatura da Minha Biblioteca.