Bibliotecas e livrarias em São Paulo

6 lugares para encontrar ótimo acervo de livros em São Paulo

São Paulo é uma cidade que respira cultura. Há uma grande diversidade de opções para todos os gostos, incluindo os amantes da leitura. Esse é o seu caso? Pensando justamente nisso, elaboramos este post com 6 lugares para você encontrar um ótimo acervo de livros na capital paulista!

Confira:

1. Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural São Paulo possui 46.500 metros quadrados divididos em vários ambientes e bibliotecas. Além do grande acervo de livros, o local conta com uma Gibiteca com mais de 120 mil gibis e uma Musicoteca. Na programação, constam também cursos, palestras, teatro, dança, entre outras opções.

2. Livraria Cultura

Localizada no Conjunto Nacional, a Livraria Cultura conta com um dos maiores acervos de livros de São Paulo. No espaço de 4.300 metros quadrados divididos em três pisos, você pode encontrar livros, vinis raros, CDs e DVDs. Além disso, ainda há um espaço de papelaria e acessórios para eletrônicos.

Ler tambémOs livros e as tecnologias digitais: como incentivar a leitura na Era Digital?

Essa é a maior loja da rede. Se você for visitar, poderá ficar sentado nos pufes disponíveis para folhear novidades, relaxar e acompanhar atrações. Por lá, acontecem noites de autógrafos, shows, concertos e muito mais.

3. Biblioteca Mário de Andrade

Considerada a maior biblioteca do Brasil, a Biblioteca Mário de Andrade foi fundada em 1925 e abriga o segundo maior acervo documental e bibliográfico do país. Em 2007, o edifício passou por uma grande reforma. A partir daí, se tornou acessível para deficientes físicos, ganhou nova iluminação e ar condicionado em todas as suas salas. Além disso, recentemente, ganhou uma ala infantil.

4. Biblioteca Brasiliana

A Biblioteca Brasiliana também abriga um grande acervo de livros. Existem mais de 60 mil títulos e documentos sobre o Brasil. Atualmente, cerca de 3.000 deles, entre coleções de livros, mapas, iconografias e periódicos, estão disponíveis para o livre acesso do público.

5. Biblioteca de São Paulo

A Biblioteca de São Paulo está localizada onde funcionava o antigo presídio Carandiru, na zona norte. Inspirado na Biblioteca de Santiago, no Chile, e inaugurado em 2010, o espaço conta com milhares de títulos. O local também disponibiliza conteúdo em formatos acessíveis, como braille e audiolivro.

Ler também: Conheça o acervo da Biblioteca Digital Mundial

Além disso, há DVDs, CDs, jogos e programações culturais aos visitantes, como contação de histórias, yoga e clube de leitura.

6. Casa das Rosas

Esse é um dos locais mais famosos de São Paulo para os fãs de livros e eventos literários. A Casa das Rosas fica na Avenida Paulista e oferece uma série de oficinas e cursos. São diversas oficinas de criação, literárias, lançamentos de obras e apresentações culturais.

O Acervo Haroldo de Campos, que conta com cerca de 20 mil volumes, entre livros e periódicos, também está abrigado no local.

Acervo de livros e a Minha Biblioteca

Além das estruturas físicas, uma ótima opção de acervo de livros são as bibliotecas online. A Minha Biblioteca, por exemplo, pode ser disponibilizada por instituições de ensino superior, empresas e órgãos públicos para seus alunos e funcionárias.

Caso seja estudante, consulte a bibliotecária de sua instituição de ensino e pergunte se sua universidade ou faculdade já conta com a Minha Biblioteca. Com mais de 7 mil títulos disponíveis, a plataforma digital de livros irá facilitar e agregar mais valor aos estudos acadêmicos.

Além disso, a Minha Biblioteca oferece funcionalidades como realce com opção de cores, anotações e pesquisa por palavra-chave. Tudo para proporcionar uma melhor experiência para a sua leitura. Para saber mais sobre a biblioteca online, acesse nosso site e entre em contato!

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!