3 livros sobre ensino digital que todo professor precisa ler

O papel do educador como condutor das práticas letivas nunca foi tão importante quanto hoje. Os alunos, ao invés de apenas acesso a livros e a bibliotecas, possuem acesso fácil a centenas de milhares de materiais na internet. Blogs, apresentações, vídeos, e-books, entre outros.

Nos últimos anos, é inegável que os recursos tecnológicos, mais do que meros complementos ao ensino, tornaram-se parte fundamental no processo de formação dos alunos. Os jovens estão sempre conectados. O digital deixou de ser tendência. É uma realidade da qual nenhum professor contemporâneo pode fugir.

Para acompanhar a evolução tecnológica e facilitar a vida de professores e alunos, a Minha Biblioteca selecionou três livros que irão ajudar na compreensão do comportamento destes jovens, na produção de conteúdos digitais e soluções para a melhoria do ensino-aprendizagem:

O Aluno Virtual: Um Guia para Trabalhar com Estudantes On-line
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith

Os autores oferecem uma visão geral das questões fundamentais da aprendizagem on line, apresentando um guia prático para trabalhar em tal ambiente. O livro cobre uma ampla gama de assuntos, incluindo estilos de aprendizagem, questões multiculturais, avaliação, retenção e problemas instigantes, como as questões do plágio e da cópia indevida(cola).

Homo Zappiens: Educando na Era Digital
VEEN, Wim ; VRAKKING, Ben

O livro Homo Zappiens examina como as crianças que crescem em um mundo de tecnologia e de mudanças constantes demonstram maior relutância em encaixar-se no sistema educacional do que qualquer outra geração antecedente. Além disso, é notório que essas crianças em geral compreendem melhor a tecnologia do que as pessoas que as educam. Em vez de tentar controlar, entender ou dominar a tecnologia, elas simplesmente a usam!

Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinas com as Tecnologias da Informação e da Comunicação
MOMEREO, Carles; COLL, César

Psicologia da educação virtual oferece ferramentas técnicas úteis para todos os profissionais que trabalham com educação virtual. Apresenta uma profunda análise realizada a respeito do impacto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) sobre os processos de ensino e aprendizagem.