novo código de processo civil

Conheça os principais livros sobre o Novo Código de Processo Civil – Parte 2

Após o primeiro texto sobre o assunto, o blog da Minha Biblioteca volta a abordar um dos principais temas do curso de Direito: o Novo Código de Processo Civil (CPC). Esta legislação brasileira foi alterada em 2015 e entrou em vigência no ano seguinte.

O novo conjunto de regras tentou simplificar a ordem do processo jurídico e trouxe novidades, como:

  • Simplificação da defesa do réu;
  • Cronologia do julgamento dos processos;
  • Criação do incidente de resolução de demandas repetitivas.

O objetivo das mudanças era que o Judiciário analisasse e decidisse as demandas de forma mais rápida e sistemática. O que permitiria reduzir o tempo de espera dos processos e aumentar o número de casos finalizados.

Para que estudantes de Direito e profissionais da área aprendam as novas práticas, é fundamental contar com explicações sobre o tema. Por isso, selecionamos uma lista de livros para ajudá-los a compreender a legislação. Confira!

Livros para entender o Novo Código de Processo Civil

As bibliografias básicas dos cursos de Direito já trazem algumas das obras citadas abaixo. Os títulos foram editados com o intuito de facilitar a vida de alunos e profissionais diante de tantas mudanças.

– Novo Código de Processo Civil: Lei nº 13.105, de 16 de Março de 2015 

Desenvolvido pela Equipe Atlas, este volume da Coleção “Manuais de Legislação” apresenta a Lei nº 13.105 e o texto do Novo Código Civil brasileiro. Além disso, o título traz ao leitor um Índice Sistemático do Novo Código Civil.

A obra também traz um índice para facilitar a consulta dos assuntos de interesse do leitor.

– Novo Código de Processo Civil: Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015 

O livro, produzido pela editoria jurídica da Editora Manole, aborda o tripé: celeridade, segurança e redução da litigiosidade, ao lado das inovações modernizadoras do Novo Código de Processo Civil.

O principal objetivo é mostrar como o novo CPC traz efetividade à cláusula constitucional.

– O Novo Código de Processo Civil Brasileiro – Estudos Dirigidos: Sistematização e Procedimentos

A obra, de Thereza Alvim, aborda as contribuições que nasceram do dissenso saudável entre ideias. Com modos de pensar diferentes, surgiram debates sobre como lidar com o Novo Código de Processo Civil.

Assim, o livro trata de questões polêmicas na jurisprudência e do sistema processual.

– O Novo Código de Processo Civil

Referência para estudantes e profissionais do Direito, o livro pretende ser uma demonstração do compromisso que os docentes da Universidade de São Paulo querem assumir perante a sociedade. E, além disso, dar sua contribuição de qualidade para os debates em torno do tema.

A publicação, de Carlos Alberto Carmona, cita o papel atualmente desempenhado pela doutrina processual e o impacto na formação, atualização e aperfeiçoamento dos profissionais.

– Primeiras Lições sobre o Novo Direito Processual Civil Brasileiro

Segundo esta obra, as ideias marcantes do Novo Código de Processo Civil são a simplicidade do procedimento e a efetividade da tutela jurisdicional. Nessa perspectiva, estes primeiros estudos foram preparados para facilitar o acesso dos profissionais e estudiosos às novidades do CPC.

O livro foi elaborado por Humberto Theodoro Jr., Fernanda Alvim Ribeiro de Oliveira e Ester Camila Gomes Norato Rezende.

– O Novo CPC e o Direito Civil, 2ª edição

Esta obra, de Flávio Tartuce, é mais um exemplo da sua indiscutível competência como doutrinador em Direito, ao analisar com rara clareza e senso crítico os impactos do CPC.

O autor apresenta as suas impressões sobre a legislação, fazendo diversas analogias para facilitar a compreensão.

Leia também: Conheça os principais livros e autores de direito constitucional

Influência do novo CPC nos conceitos do Direito 

Além dessas obras, há mais títulos disponíveis que envolvem a aplicação prática da legislação nos conceitos.

– A perícia no Novo Código de Processo Civil, 1ª edição

Dirigida a profissionais envolvidos com o trabalho pericial, como contabilistas, engenheiros, economistas, administradores, advogados, promotores e juízes, e até mesmo médicos e psicólogos. A perícia no Novo Código de Processo Civil, de Paulo Cordeiro de Mello, faz uma comparação entre o texto revogado e o novo diploma legal.

O autor fala sobre honorários e critérios para a escolha do perito e assistente técnico. E também aborda os impedimentos e suspeições que envolvam esses profissionais.

– Cláusula de Eleição de Foro Estrangeiro: Interpretação à Luz do Novo Código de Processo Civil

Este livro, de Milena Cecília dos Santos Arbizu, analisa os principais elementos do artigo 25 do novo CPC. Isso porque, até o advento do novo CPC, a legislação brasileira não possuía disposição sobre a cláusula de eleição de foro estrangeiro.

Assim, a autora oferece parâmetros de interpretação e aponta as inconsistências verificadas na interpretação jurisprudencial sobre a aplicabilidade do foro estrangeiro em nosso ordenamento jurídico.

– Usucapião administrativa: De acordo com o novo código de processo civil, 1ª edição 

De Leonardo Brandelli, esta obra aborda os elementos do Direito brasileiro que, atualmente, convergem para a criação de uma teoria geral da usucapião administrativa. Além disso, o autor explicita a necessidade de uma formalização urgente deste assunto.

O novo CPC amplia o leque de aplicação da usucapião extrajudicial registral, mediante a criação de um procedimento comum, e até parece incentivar a via extrajudicial de usucapião.

– Precedente à Brasileira: A Jurisprudência Vinculante no CPC e no Novo CPC

O livro, de Júlio César Rossi, parte de uma análise das principais escolas do positivismo jurídico. O que culmina na adoção da escola pós-positivista, calcada nas ideias de coerência e integridade.

No âmbito do CPC, a obra analisa a construção legislativa e a padronização da jurisprudência brasileira, inclusive em relação ao Novo Código de Processo Civil, e critica o precedente jurisprudencial à brasileira.

Leia também5 benefícios para investir em um acervo digital de livros de direito

Conheça um amplo acervo digital de livros de direito

Os alunos do curso de Direito podem contar com todas as obras citadas neste texto na palma da mão. Para isso, basta que a instituição de ensino tenha a Minha Biblioteca.

Plataforma digital disponibiliza mais de 7 mil títulos acadêmicos para consulta em diversas áreas do conhecimento, e entre eles, mais de 2.000 títulos da área de direito. Assim, é possível acessar os livros com facilidade e utilizar recursos, como busca por palavra-chave, marcador de página, realce de cor e anotações.

Verifique se sua instituição disponibiliza a Minha Biblioteca.

E, se você quiser material para estudo, saiba que a Minha Biblioteca oferece os livros e capítulos separados por meio da loja virtual. Acesse e confira.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Leave a comment

três − três =