Nas últimas décadas, o mercado de trabalho se transformou radicalmente e continua se transformando. Nesse sentido, as instituições de ensino superior, enquanto principais formadoras de profissionais capacitados, têm como maior desafio a inovação na educação, assim como a adaptação dos seus métodos de ensino à evolução da tecnologia educacional.
Superar o engessamento dos modelos tradicionais de ensino é, portanto, mais do que um diferencial competitivo, é uma imposição mercadológica. Pensando nisso, a seguir falaremos um pouco mais sobre essa necessidade de inovação na educação bem como apresentaremos algumas dicas sobre como transformar sua instituição de ensino. Acompanhe!
A busca por profissionais diferenciados
Um dos principais anseios dos alunos é encontrar na faculdade um ambiente cada vez mais receptivo e interativo, que ofereça as melhores ferramentas para otimizar e facilitar o aprendizado.
Leia também: 5 dicas para tornar sua instituição de ensino mais inovadora no mercado
Com isso, além de uma equipe com professores e funcionários altamente capacitados, é essencial que a instituição de ensino ofereça uma formação completa e que inspire os alunos a criar, pesquisar e inovar em suas áreas de formação.
Isso porque, ao criar cursos mais inovadores e dinâmicos, a instituição passa a oferecer pessoas mais capacitadas e preparadas para fazer a diferença em um mercado tão transformador quanto o atual.
Leia também: 4 tendências de transformação digital na educação
Além disso, esses são os aspectos que tornam a instituição mais atraente para os alunos e consequentemente aumenta a capacidade de atração e retenção de estudantes, em outras palavras: a necessidade de inovação é percebida em todos os extremos, da captação e manutenção do aluno na faculdade até o lançamento dele no mercado de trabalho.
O mundo 4.0 e a educação
A principal característica do mundo 4.0 é a transformação. A inteligência artificial e as soluções automatizadas caminham para modulações surpreendentes. Muitos ofícios e postos de trabalho serão reinventados, outros extintos e muitos criados.
Dessa maneira, acompanhar a velocidade dessas transformações se torna um grande desafio para as instituições de ensino superior, que além de precisarem se manterem relevantes e atraentes para os alunos e potenciais alunos, precisa oferecer formações que condizem com as expectativas desse mercado tão revolucionário.
Decerto a inovação na educação não é uma tarefa fácil. Contudo, o segredo para não se estagnar no tempo perpassa, antes de qualquer outra coisa, pela facilitação do aprendizado e pelo uso da tecnologia como uma aliada.
Mas o que isso significa? Simples, que abrindo-se para soluções e ferramentas tecnológicas que potencializam o ensino e o aprendizado dos alunos, a instituição de ensino superior já avança diversos passos rumo à inovação na educação.
A Minha Biblioteca como aliada no ensino superior
A leitura é, sem dúvida, parte indissociável de uma formação. Além da sala de aula, é imprescindível que o estudante corrobore o que aprendeu por meio de bibliografias e conteúdos que facilitem a assimilação das disciplinas.
Leia também: Como o acervo digital beneficia a bibliografia básica e complementar e o papel da bibliotecária nesse contexto
Logo, o acesso a obras e literatura diversificada é essencial para que a formação do estudante seja completa. E as bibliotecas virtuais materializam perfeitamente os anseios do mundo 4.0 e do novo modelo de aprendizado e transmissão de conhecimento.
Com um acervo rico e que pode ser acessado por qualquer dispositivo com acesso à internet, a plataforma facilita a vida de estudantes e educadores ao disponibilizar milhares de conteúdos de maneira extremamente ágil e usual.
E o melhor é que tudo isso é possível sem limites de empréstimos, filas de espera, necessidade de locomoção ou de transporte de materiais, entre muitas outras facilidades.
Deseja saber mais sobre como a Minha Biblioteca poderá ajudar a sua instituição de ensino a promover a inovação na educação? Entre em contato com a nossa equipe!