Como fazer um TCC curso de direito

Precisa de ajuda para fazer o TCC na área de Direito?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o último desafio dos estudantes antes da diplomação. Por isso, saber como fazer um TCC faz parte do processo de aprendizagem de quase todos os universitários. E, no caso do curso de Direito, não é diferente.

De fato, o TCC não deve ser encarado como uma mera formalidade ou obrigação do curso. Mas sim como um instrumento que comprova todo o conhecimento adquirido ao longo dos estudos.

Vale ressaltar também que o TCC pode ser a porta de entrada para a carreira acadêmica. Assim, pode ser usado como base para futuras pesquisas para chegar ao mestrado ou ao doutorado. Isso serve tanto para a área de Direito, como para os outros cursos em geral.

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Como fazer um TCC para cursos de Direito

Se você é estudante de direito e quer entender como fazer um TCC, elaboramos uma lista com 10 dicas valiosas. Confira abaixo os passos para você seguir e entregar um trabalho de sucesso!

1) Regras

O primeiro passo sobre como fazer um TCC é conhecer as regras da instituição de ensino para elaboração do trabalho. É preciso saber quais os tipos são permitidos:

  • Estudo de caso;
  • Projeto experimental;
  • Monografia, entre outros.

Também fique atento a outros detalhes, como a quantidade de páginas mínimas, quantidade de obras consultadas, tempo de apresentação oral, etc.

Leia tambémConheça as principais ferramentas para otimizar seu TCC

2) Tema

A escolha do tema é de extrema importância para o TCC. A opção deve ser por um assunto agradável ao aluno. Imagine escrever por obrigação sobre algo que não seja do seu interesse? Isso dificultará e muito o desenvolvimento do trabalho. Outra dica é escolher um tema que deixe o aluno ‘inquieto’, desperte indignação e senso de justiça.

O tema também deve ser atual. A escolha precisa levar em consideração algo que ainda não foi explorado, uma análise diferente ou um filtro/recorte que tenha sido pouco utilizado. Também é recomendável pesquisar o que os alunos da instituição já escreveram sobre o assunto para buscar uma visão diferente.

Além disso, o tema também precisa estar bem delimitado. Ou seja, o aluno deve saber qual é o problema a ser analisado com um objetivo específico para assim propor a solução ideal.

Leia também5 razões para valorizar ainda mais a pesquisa

3) Linguagem

O TCC é um trabalho formal, sobretudo na carreira jurídica. Portanto, é imprescindível evitar exageros na forma de escrever, não sendo nem erudito, nem vulgar.

Alguns professores conservadores podem avaliar de maneira negativa trabalhos que pareçam de “vanguarda”. Por isso, é preciso cuidado com utilização de imagens e citações bibliográficas.

O trabalho de conclusão de curso deve evitar a adjetivação exagerada e desnecessária. Às vezes, os membros da banca podem não se sentir confortáveis com tantos floreios.

4) Organização

Outra dica fundamental de como fazer um TCC é que o trabalho deve ser organizado de maneira que a leitura seja coesa e coerente. Para desenvolver o trabalho estruturado, é preciso manter esta linha de raciocínio:

Introdução: analisar a pertinência, justificativa e atualidade do tema;

Contextualização: desenvolver um apanhado histórico, com teses, narrativas de casos, teorias, autores, antítese, contraponto e problematização;

Conclusão: explicar a visão geral do apresentado.

Os avaliadores dão atenção especial a estes três componentes. Assim, é possível avaliar o quanto os alunos realmente aprenderam sobre determinados temas.

Leia também: Saiba como encontrar fontes de pesquisa confiáveis

5) Normas

Todo TCC deve seguir as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É preciso verificar que o trabalho está em conformidade com as normas atualizadas e se a universidade tem normas específicas para o trabalho. Em casos de divergência, é necessário perguntar à coordenação do curso como proceder.

Ao pensar como fazer um TCC, é primordial planejar a padronização do trabalho para dar sequência lógica à leitura. Siga os padrões para tudo:

  • Citações;
  • Notas de rodapé;
  • Expressões em língua estrangeira;
  • Bibliografia, entre outros.

6) Orientação

O maior interessado em como fazer um TCC é o aluno. Logo, cabe a ele estar em contato direto com o orientador. Além de desenvolver toda a pesquisa e a elaboração do trabalho, é preciso participar de reuniões, mandar e-mails e conversar com o orientador.

Com isso, ele vai indicar os rumos da pesquisa, as fontes a serem consultadas e o método a ser adotado.

Outro ponto-chave é seguir à risca as orientações. Isso porque, caso haja alguma eventual crítica da banca, o docente assumirá a ‘coautoria’ do trabalho, já que ajudou no desenvolvimento.

7) Apresentação

Mas não é só o trabalho escrito. Saber como fazer um TCC vai além do material de pesquisa e desenvolvimento de tese. Por isso, a apresentação do trabalho para a banca é tão importante quanto à prova escrita. Em algumas universidades, a nota da demonstração oral vale metade dos pontos do total.

O importante é estar preparado para este momento. Logo, é necessário treinar para conseguir fazer a melhor apresentação possível.

Todo o tempo previsto deve ser usado, pois se falar pouco pode ser descontado e se falar além do esperado também. Outra dica importante é assistir às bancas de outros semestres para entender a dinâmica e ver como funciona.

Além disso, no momento da apresentação, é preciso saber escutar a crítica. O momento da banca não é para receber elogios. É recomendável ouvir com atenção. Após todos os comentários, apresente a defesa dos pontos citados.

Leia tambémComo uma biblioteca virtual fortalece a produção de trabalhos acadêmicos

8) Plágio

Todo cuidado com o plágio é pouco. Este aspecto é muito relevante na hora de como fazer um TCC. O trabalho pode parecer fácil, mas esta armadilha é perigosa. Toda a fonte de pesquisa deve ser citada. O plágio é configurado caso haja trechos de uma obra sem os devidos créditos.

Mas isso não significa que o trabalho deve simplesmente copiar um autor. A revisão bibliográfica consiste justamente na análise do tema com variações de fontes. Todas as obras devem servir como guia para o aluno formular a solução para o problema apresentado.

9) Dicas gerais

Como fazer um TCC leva tempo e esforço por parte do aluno e do orientador. Por isso, algumas dicas básicas são essenciais:

Cuidado com o português: como trabalho acadêmico, a língua portuguesa deve ser seguida à risca. Pode até ser feita a contratação de um revisor.

Nota de rodapé: as notas de rodapé ajudam a explicar pontos específicos do texto e que não fazem parte do assunto principal. Sua utilização ajuda a dar maior fluidez ao material apresentado.

Compatibilidade de arquivos: alguns orientandos entregam trabalhos com a configuração diferente daquelas salvas nos seus computadores. Para evitar estes problemas, é recomendável salvar a versão final em formato que não possa sofrer alteração na leitura, como por exemplo, em PDF.

10) TCC é só o começo

O TCC é apenas o começo da vida acadêmica. A partir dele ,é possível ampliar o objeto da pesquisa e chegar a um mestrado ou doutorado. Como fazer um TCC ajuda a entender a importância do método de pesquisa e de consultas de obras acadêmicas.

Por isso, é fundamental continuar estudando para se aprimorar, buscar novos conhecimentos e qualificação profissional na área de Direito.

Dica extra de como fazer um TCC: conte com a Minha Biblioteca

Plataformas online de livros digitais são bons exemplos de ferramentas para ajudar a fazer um TCC. Inclusive, a biblioteca virtual serve como guia de consulta e fonte de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso.

Minha Biblioteca, por exemplo, possui um extenso acervo de livros da área de direito, que são usados como referências para embasar as teorias e teses elaboradas pelos alunos.

A plataforma possui diversas funcionalidades para facilitar o desenvolvimento do TCC. Por exemplo:

  • Busca por palavra-chave;
  • Marcador de texto;
  • Bloco de anotações e muito mais.

Assim, a ferramenta otimiza o estudo e ajuda os alunos no momento de como fazer um TCC. Para conhecer mais sobre a Minha Biblioteca, solicite agora um trial e veja como a plataforma pode ser útil para alunos e professores.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Leave a comment

10 − um =