O que você precisa saber para elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

O que você precisa saber para elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Para a maioria dos universitários, entregar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) representa vencer uma das etapas mais desafiadoras na jornada acadêmica.

Há vários motivos para tornar este momento especial, por envolver muitas decisões: a escolha do tema, do orientador, a pesquisa bibliográfica, o cumprimento das normas exigidas pela universidade e ABNT e a metodologia que estará por trás de cada uma destas fases.

Não deve ser encarado, porém, como uma mera formalidade ou obrigação do curso. E, sim, como um instrumento que comprova todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos de estudo, numa apresentação convincente que alinha tema, metodologia de pesquisa e resultados.

Pela sua própria importância, não é raro o TCC gerar muita ansiedade e insegurança no estudante e, para que estes sentimentos não interfiram na condução do trabalho, é necessário que se estabeleça uma rotina para a sua realização, parte do processo de aprendizagem de quase todo universitário.

O TCC pode ser, ainda, a porta de entrada para uma carreira acadêmica e servir como base para futuras pesquisas, em direção ao mestrado ou doutorado. 

Tempo, empenho, organização e dedicação são fundamentais, mas há alguns recursos e dicas que podem colaborar bastante neste longo caminho. “Sugiro que o estudante se motive pelo TCC desde o primeiro dia de aula, para que ele possa checar o tema que desperta maior interesse, as matérias que mais o agradam e conversar com o professor. Para que seja uma escolha acertada, é melhor focar no tema do trabalho no início do curso e não somente no final”, orienta Fabiola Peixoto Minson, Coordenadora da Pós-Graduação em Dor do Hospital Israelita Albert Einstein.

A especialista destaca ainda que, na área de saúde, um bom TCC pode se fundamentar em Práticas Baseadas em Evidências, onde o discente pode fazer o relato de um caso interessante, sobre um tratamento inovador ou a revisão de literatura sobre um tema já explorado, por exemplo.

Há uma gama muito grande de temas que podem ser abordados, mas especificamente falando da área da saúde, devemos lembrar que são sempre questões muito sensíveis, essenciais, pois lidamos com vidas humanas”, ressalta a coordenadora. E dá um conselho valioso: “Depois do TCC pronto e aprovado, a sugestão é que o artigo seja encaminhado para publicação em uma revista científica, nacional ou internacional. Já tivemos muitos estudantes que publicaram seus estudos provenientes de trabalhos bem fundamentados”.

Seja na Saúde, Direito, Psicologia ou em qualquer outra área do conhecimento e, independente do tema escolhido, um bom TCC deve trazer dados, informações e pesquisas que contribuam para a vida da sociedade como um todo.

Para superar cada estágio desta jornada, confira esse Guia Básico para elaboração de um TCC. 

Regras: alinhamento aos padrões exigidos

O primeiro passo é saber se há regras da IES (Instituição de Educação Superior) para elaboração do trabalho e quais tipos são permitidos: Estudo de Caso, Projeto Experimental, Monografia. Outros detalhes, como a quantidade mínima de páginas, de obras consultadas e tempo da apresentação oral, também são importantes.

Normalmente a padronização do trabalho envolve uma sequência lógica à leitura. 

  • Citações
  • Notas de rodapé
  • Expressões em língua estrangeira
  • Bibliografia, entre outras fontes

Todo TCC também deve seguir as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por isso, é preciso checar se o trabalho está em conformidade com elas, para não ocorrer divergências.

Se, desde o início, for formatado respeitando as normas, tudo será mais fácil e simples e não causará nenhum estresse na conclusão.

Orientador: afinidade e comprometimento

Esta definição é primordial, para se ter sempre o apoio do docente, diante das dúvidas que irão surgir, durante o desenvolvimento do trabalho.

O contato direto com o orientador é importante para se conduzir com segurança e tranquilidade a elaboração do TCC. Envolve muito diálogo, interação e questionamentos.

Por isso, a escolha não deve ser apenas por afinidade pessoal. É preciso considerar também características profissionais do docente, como ser exigente e comprometido com seus orientandos, ao mesmo tempo, estimule e os deixem ser criativos, mas sem perder o foco.

É o orientador que irá conduzir os rumos da pesquisa, as fontes a serem consultadas e a melhor metodologia a ser adotada. Ele será essencial no esclarecimento de eventuais dúvidas da banca, por ter o papel de coautor do trabalho.

Inovação e prazer na pesquisa

A escolha do tema irá definir a estratégia a seguir. A opção deve ser por algo que gere curiosidade, interesse, desperte alguma inquietação, que sirva de estímulo na busca de informações e traga prazer, nos longos meses de pesquisa que se têm pela frente. Não é possível imaginar escrever apenas por obrigação de entregar o TCC. Isso dificultará, e muito, o andamento do trabalho.

O ideal é optar por um assunto atual e considerar algo que ainda não foi explorado, uma análise ou viés inovador. Um bom começo é pesquisar o que os estudantes da instituição já apresentaram e pensar numa visão diferente.

O tema também precisa estar bem delimitado, com foco em qual a   questão que se propõe esclarecer. Qual é o problema a ser analisado, seu objetivo geral e específico e, a partir daí, traçar a análise e conclusão.

É essencial evitar que o trabalho se torne superficial, pois poderá gerar mais questionamentos da banca, sobre pontos que não foram abordados na pesquisa e isso, certamente, influenciará na nota final.

Linguagem: bom senso

O TCC é um trabalho formal. Por isso, é imprescindível evitar exageros na linguagem utilizada: nada muito erudito, nada de vulgar, com expressões populares, gírias e excesso de adjetivação. Esta estratégia pode causar a impressão de falta de dados consistentes na pesquisa. A famosa “enrolação”.

Lembre-se que também pode haver professores conservadores na banca e avaliarem de maneira negativa um trabalho com um tom que pareça “vanguarda” demais. Bom senso é a palavra-chave, na linguagem, uso de imagens e citações bibliográficas.

Organização:  ganho de tempo

Estabelecer um cronograma é a melhor forma de gerenciar o tempo para desenvolver o TCC. Algumas instituições têm regras, com relação ao prazo de entrega. Confira para poder dividir suas tarefas, mês a mês, e realize ajustes, se necessário, ao longo do tempo.

É relevante não se perder em desvios do tema, para ter como resultado um trabalho objetivo e coeso. Ler muito é essencial, para se conseguir uma ampla fundamentação teórica. 

E, para um TCC bem estruturado, é imprescindível manter uma linha de raciocínio lógica, que respeite estes três pontos. Eles sempre merecem a atenção dos avaliadores, pois refletem o aprendizado e coerência do estudante, em sua pesquisa.

  1. Introdução: analisar a pertinência, justificativa e atualidade do tema. Parte do trabalho onde se irá inserir o assunto dentro de um contexto. Objetividade é uma boa estratégia, pois o detalhamento acontecerá com o desenvolvimento do conteúdo.

Importante destacar a Relevância da Pesquisa para sociedade em geral e para a comunidade científica. 

O propósito do trabalho deve ser explorado em duas frentes:  o objetivo geral e específico. Selecionados estes pontos, o próximo passo é definir a metodologia que melhor se adequa para se atingir essas metas.

Nos últimos parágrafos da Introdução, é essencial apresentar a estrutura geral do trabalho, com um breve resumo de cada capítulo. Esta etapa será elaborada após o fim da pesquisa.

Embora a Introdução seja escrita no início do TCC, pode sofrer alterações durante todo o trabalho. O motivo é simples: os caminhos da pesquisa correm o risco de serem alterados durante o processo. Por isso, o ideal é realizar uma revisão cuidadosa, quando tudo estiver concluído, garantindo a conexão entre todos os pontos mencionados e que serão abordados nas fases seguintes.

  1. Contextualização e Apresentação de Hipóteses: momento para desenvolver um apanhado histórico, com teses, narrativas de casos, teorias, autores, antítese, contraponto e problematização. 

É preciso apresentar as possíveis respostas ou hipóteses que serão confirmadas ou negadas, na conclusão do trabalho, e farão parte das “Considerações Finais”.

     3. Conclusão: é a abordagem do TCC dedicada a explicar a visão geral dos tópicos da pesquisa e os resultados obtidos.

Plágio: um sério risco

Todo cuidado com cópias na hora de desenvolver um TCC. Pode até parecer um caminho mais fácil, porém é uma armadilha perigosa. É configurado plágio caso haja trechos de uma obra, sem os devidos créditos.

As obras devem servir como guia para o estudante formular a solução para o problema apresentado em seu TCC e a revisão bibliográfica é justamente para a análise do tema, com variações de fontes. 

Vale lembrar que há diversos softwares, que são usados pelas universidades, que identificam qual porcentagem de cópia há em um trabalho. 

Apresentação para Banca: superação e conquista

Se o trabalho escrito é um desafio, a apresentação para a banca é uma superação ainda maior. Em algumas IES, a nota da demonstração oral vale metade do total dos pontos.

Veja algumas dicas que podem aliviar este possível momento de estresse:

  • Esteja preparado emocionalmente.
  • Avalie se a presença de parentes e amigos pode aumentar ou diminuir sua autoconfiança e se vale a pena ou não o convite para estarem lá.
  • Treine para conseguir fazer a melhor apresentação possível. 
  • Todo o tempo previsto deve ser usado. Falar pouco pode ser descontado e, falar além do esperado, também. 
  • Assistir as bancas de outros semestres, para entender a dinâmica e ver como funciona, pode contribuir para saber como se comportar e conduzir a explicação do seu trabalho.
  • É preciso escutar as críticas. Não é o momento só para receber elogios. 
  • Ouça tudo com muita atenção para, após os comentários, apresentar sua defesa dos pontos citados.
  • A nota 10 pode não vir. Portanto, encare o TCC como uma chance de enriquecer o seu portifólio e ser um primeiro passo na sua descoberta como profissional. 

Como a Minha Biblioteca pode ajudar no desenvolvimento de um TCC de sucesso

Em todo este processo de construção do TCC, consultar uma  biblioteca digital pode fazer a diferença.  A pesquisa acadêmica será mais rica e dinâmica, com a possibilidade de acesso a um acervo completo e atualizado, com autores renomados na área de estudo do seu trabalho.

Minha Biblioteca oferece um amplo acervo de livro digitais, que são referência para diversos cursos e contribuem para embasar as teorias e teses elaboradas pelos estudantes. O orientador e o bibliotecário da instituição poderão guiar sobre os melhores títulos.

As principais obras que servirão de base e estudo merecem atenção especial. Para isso, a plataforma possui diversos recursos que facilitam a pesquisa para o desenvolvimento do TCC como:

  • Busca por palavra-chave
  • Citações nos formatos ABNT, APA, MLA, Harvard e Vancouver
  • Impressão e cópia de trechos das obras
  • Marcador de texto
  • Cartões de Estudo
  • Bloco de anotações e muito mais
Conheça a Minha Biblioteca

Desenvolvida para ser a maior e mais completa solução digital de e-books para Instituições de Ensino Superior, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros que possui um vasto acervo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, formada por mais de 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais.

Por meio da Minha Biblioteca, mais de 4 milhões de usuários têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos, atualizados mensalmente, através de qualquer dispositivo conectado à internet.

O acervo multidisciplinar conta com mais de 10 mil títulos em português, divididos em 7 catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras, que atendem à bibliografia de cerca de 400 cursos de graduação.

No Brasil, mais de 800 instituições são clientes da Minha BibliotecaConfira algumas delas.