Minha Biblioteca no CBBD 2019

Minha Biblioteca no CBBD 2019: novo catálogo de saúde, Quiz Online e palestra com Mirian Rocha

O XXVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2019 (CBBD 2019) vai reunir os bibliotecários de todo o Brasil, em Vitória, no Espírito Santo, entre 1 e 4 de outubro. A Minha Biblioteca estará presente no evento apresentando o novo catálogo para cursos na área da saúde e trazendo a palestra A Biblioteca Universitária e os processos de regulação para as Avaliações de Cursos (MEC/INEP)”, em 03/10, às 17h, na Sala dos Navegantes, com a bibliotecária e assessora educacional Mirian Rocha.

Desenvolvida para ser a melhor solução digital de e-books para universidades, a Minha Biblioteca apoia as instituições de ensino superior no reconhecimento e avaliação de cursos presenciais e EAD oferecendo um acervo multidisciplinar com mais de 8.000 de títulos técnicos e científicos, em português, das principais editoras acadêmicas do Brasil.

Além de fortalecer o aprendizado e retenção dos alunos, as universidades que utilizam a Minha Biblioteca são melhor avaliadas pelo MEC por democratizar o uso do acervo, provendo funcionalidades que facilitam os estudos, pesquisas e consultas em qualquer dispositivo com Internet, aquisição de novos títulos, atualização mensal e integração com mecanismos de buscas, sistemas de gestão do acervo e ambientes de aprendizagem virtual.

Como funciona a avaliação da biblioteca universitária?

O Ministério da Educação (MEC) regulamenta o uso dos livros físicos e digitais para as bibliotecas universitárias, tanto na bibliografia básica, quanto na complementar. A portaria é estipulada no capítulo III, artigo 11, parágrafo VI, de 20 de junho de 2017 (publicada no Diário Oficial da União, em 22 de junho do mesmo ano).

Ao cumprir com os requisitos, as instituições de ensino podem melhorar a sua avaliação dos cursos presenciais e EAD perante o órgão.

Palestra sobre biblioteca universitária e avaliações de cursos

Para saber mais sobre o processo de avaliação de cursos e a biblioteca universitária, participe da palestra da Mirian Rocha, no dia 3 de outubro, das 17h às 17h50, na Sala dos Navegantes, no CBBD 2019.

Bibliotecária e a assessora educacional com ampla experiência na implantação e/ou reestruturação de bibliotecas universitárias, a especialista vai abordar o tema: “A Biblioteca Universitária e os processos de regulação para as Avaliações de Cursos (MEC/INEP)”.

“Farei uma apresentação sobre todo o “percurso” dos processos de avaliação de cursos realizada pelo MEC/INEP. Dentro do processo, dois pontos são importantes ressaltar. Em primeiro lugar, a possibilidade de um acervo 100% virtual no indicador 3.6 – Bibliografia Básica. O que reduziu substancialmente os gastos com a aquisição de exemplares impressos exigidos anteriormente. Em segundo, a reorganização ou novos estudos sobre o espaço físico da biblioteca, já que os acervos virtuais solucionaram parte do desafio referente ao armazenamento do acervo impresso”, explicou a palestrante.

Além disso, Mirian Rocha também falará sobre a importância do avanço tecnológico e das bibliotecas digitais no cenário atual. “É importante pensar na questão dos acervos virtuais nas bibliotecas considerando o avanço tecnológico disponibilizado aos usuários. Nesse sentido, uma biblioteca onde a demanda é atendida de modo satisfatório, consequentemente, será bem avaliada pelo MEC/INEP”, concluiu.

Aproveite esta oportunidade para tirar todas as dúvidas sobre o tema. Anote as suas perguntas e participe da palestra.

Leia também: Como a biblioteca online ajuda a melhorar a qualidade da EAD

Como a Minha Biblioteca pode ajudar?

Neste contexto, é importante disponibilizar os melhores títulos em versão digital, sempre atualizados. Assim, a instituição de ensino tem maiores chances de aumentar a nota de avaliação.

Minha Biblioteca possui amplo acervo online formado por um catálogo multidisciplinar, com praticidade de acesso e flexibilidade para consultar os títulos a qualquer hora e em qualquer lugar. Sem contar diversas funcionalidades para facilitar os estudos.

Segundo Mirian Rocha, “na medida em que uma biblioteca oferece aos usuários uma plataforma digital de e-books, o apoio é direcionado a atender ao máximo as bibliografias elencadas nos projetos pedagógicos dos cursos”.

Além da palestra da Mirian Rocha, os participantes do CBBD 2019 que visitarem o estande da Minha Biblioteca poderão se divertir com um quiz online e ganhar brindes.

Se a sua instituição de ensino superior ainda não assina a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e solicite uma proposta.