Manoel Gonçalves Ferreira Filho

Manoel Gonçalves Ferreira Filho: conheça a biografia e os principais livros jurídicos do autor

Reconhecido no âmbito político, jurídico e acadêmico, Manoel Gonçalves Ferreira Filho nasceu em São Paulo no dia 21 de junho de 1934. Como profissional, já atuou como jurista, advogado, político e professor. Entre os diversos cargos que ocupou, podemos destacar sua atuação como professor titular da USP, vice-governador do Estado de Paulo e senador.

Manoel Gonçalves Ferreira Filho também lecionou Direito Constitucional e Introdução à Ciência do Direito na Pontifícia Universidade, em 1957. Em 1960, concluiu seu doutorado pela Universidade de Paris.

Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar um pouco mais sobre Manoel Gonçalves Ferreira Filho e os principais livros jurídicos do autor. Ficou curioso? Então, continue acompanhando!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

Conheça a vida do autor Manoel Gonçalves Ferreira Filho

Em 1965, Manoel Gonçalves Ferreira Filho recebeu o título de livre-docente pela Universidade de São Paulo. Já em 1969 tornou-se professor titular de Direito Constitucional da USP, da qual atuou como professor de direito de 1973 a 1974.

Já no cenário político, foi eleito suplente de senador no ano de 1978, tendo exercido temporariamente o mandato em 1982. Aposentou-se compulsoriamente como professor da USP em 2004. Em 2009, recebeu o título de professor emérito da USP.

A seguir, acompanhe os principais livros jurídicos do autor:

Princípios Fundamentais do Direito Constitucional – 4ª Ed

A obra consagrada do professor Manoel Gonçalves Ferreira Filho aborda as tendências do Direito Constitucional contemporâneo, retratando perfeitamente a realidade brasileira. Fruto da experiência e pesquisa do autor em anos de magistério, debate um tema recorrente na graduação de direito.

Iniciando pelo delineamento histórico do constitucionalismo, passa o conceito moderno de constituição, concluindo por meio da análise dos princípios democráticos dos direitos fundamentais para chegar até a supremacia da constituição.

Também aborda o princípio da constitucionalidade e seu controle, além dos princípios da legalidade, igualdade e justicidade. Tudo isso em uma escrita inteligente e elegante, sendo fundamental aos estudantes de direito.

Direitos Humanos Fundamentais – 15ª edição

Esta obra tem como objetivo principal auxiliar a iniciação para o estudo dos direitos fundamentais. No entanto, não é um livro de filosofia de direito, nem um livro de história das ideias e das instituições ou um tratado jurídico, mas sim uma introdução aos estudos dos direitos fundamentais.

O Poder Constituinte – 6ª Edição

Os autores desta obra escreveram a propósito do Poder Constituinte, apontando a relação entre ele e a revolução. O poder que estabelece a Constituição e o fenômeno social, com reflexos jurídicos, que é a revolução. Isso faz do livro uma obra muito bem escrita e altamente recomendada para estudantes de direito.

Curso de Direito Constitucional – 39ª edição

A mais atualizada e completa obra sobre a Constituição, examinando de forma sistemática nosso Direito Constitucional, tal como a CF de 1988 estabeleceu. Uma obra muito renomada do autor Manoel Gonçalves Ferreira Filho.

Conheça as obras do autor com a Minha Biblioteca

Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros formada pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do país — Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva. Uma biblioteca online é capaz de oferecer às instituições de ensino superior uma plataforma inovadora que disponibiliza aos alunos acesso aos principais conteúdos acadêmicos.

São mais de 7 mil títulos, inclusive as obras de Manoel Gonçalves Ferreira Filho citadas no artigo de hoje, sendo um recurso tecnológico realmente eficiente para que seus alunos conheçam toda a bibliografia do autor.

Para conhecer mais sobre os benefícios e funcionalidades da Minha Biblioteca, entre em contato conosco!

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!