5 benefícios de uma instituição de ensino com biblioteca digital

Com o significativo aumento do número de estudantes conectados ao mundo virtual, as instituições de ensino tradicionais enfrentam a cada dia novos desafios e demandas, precisando apostar em soluções que permitem que a informação circule mais rapidamente e que colaborem com o processo de aprendizagem, como a biblioteca digital.

– Entenda a importância das bibliotecas na era digital

Tanto os alunos quanto os professores encontram nesse ambiente digital novas maneiras de se relacionar com os materiais didáticos, afinal aquele processo burocrático e demorado dos empréstimos de livros físicos (com datas específicas para devolver e sujeitos a multas) já não faz mais parte do dia a dia deles.

Além disso, essas mudanças são ainda mais claras em instituições de ensino superior, já que as universidades são consagradas há muitos anos como um dos principais ambientes de acesso à informação.

Confira abaixo os 5 principais benefícios que uma biblioteca digital traz para uma instituição de ensino:

1. Diminuição de custos

A biblioteca digital ajuda a diminuir custos básicos do dia a dia como eletricidade, manutenção e atualização de acervo.

1. Mobilidade

Tem coisa melhor do que poder acessar obras originais a partir de qualquer lugar do mundo e no horário que você quiser? Com a biblitoteca digital isso é possível, já que os alunos e professores conseguem consultar o acervo utilizando computadores, tablets, notebooks ou smartphones. Essa praticidade e agilidade fazem com que eles mantenham ainda mais interesse na pesquisa acadêmica e nos estudos.

1. Acesso simultâneo

A biblioteca digital favorece ainda o acesso aos livros de maneira simultânea a todos os alunos e professores, eliminando não apenas a necessidade de uma fila de espera para utilizar o mesmo material, como também a preocupação da sua disponibilidade.

1. Preservação do material

A consulta digital também ajuda na preservação dos livros e documentos, evitando prejuízos a todas as publicações e diminuindo o desgaste decorrente do manuseio e das condições climáticas. Dessa forma, a instituição de ensino economiza na reposição de livros danificados e evita a necessidade de adquirir novos materiais.

1. Não necessita de um espaço físico

A biblioteca digital elimina a necessidade de uma estrutura física nas instituições de ensino, que gera custos muito maiores.

Baseada em tecnologias que ajudam a otimizar o tempo e os estudos, a biblioteca digital é uma solução ideal para garantir um conteúdo de qualidade aos alunos e oferecer um bom complemento às instituições de ensino. Portanto, tanto as escolas quanto as universidades devem reconhecer as particularidades de cada aluno e atender as suas expectativas. Dessa forma, é fundamental investir em exemplares digitais para que o acervo físico se torne mais completo, ajudando a melhorar o processo de aprendizagem.

Minha Biblioteca é formada pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil e oferece às instituições de ensino superior uma plataforma simples e inovadora para que os estudantes tenham acesso rápido e prático ao acervo com mais de 8 mil publicações acadêmicas das principais áreas de conhecimento, como saúde, ciências sociais e direito.

Quer saber mais sobre o nosso conteúdo de qualidade? Entre em contato conosco!