O serviço de streaming está cada vez mais popular em todo mundo com o consumo de conteúdos por meio de diversos dispositivos, como smartphone, tablet, computador, Smart TV e consoles de videogame. 

Esse formato de transmissão online já vinha conquistando mais clientes a cada ano, porém foi durante a pandemia de Covid-19 que as plataformas tiveram seus acessos impulsionados por consumidores que buscavam uma forma de entretenimento. Desde então, os atuais hábitos de consumo de streaming se tornaram tema de pesquisas com objetivo de traçar o perfil do público. 

De acordo com um estudo lançado em 2024 pela Tubi, plataforma gratuita de streaming da Fox, 89% do público gostaria de ter uma biblioteca com uma ampla gama de conteúdo. A pesquisa foi divulgada pelo “IndieWire”, site norte-americano especializado em cinema. 

Consumir streamings também é a atividade de lazer mais citada entre os compradores de livros. O dado faz parte do levantamento “Panorama do Consumo de Livros”, realizado pela Nielsen Book Data, a pedido da Câmara Brasileira do Livro, divulgado no final de 2023. 

O streaming de produções audiovisuais é mais conhecido, mas você sabe como essa tecnologia funciona com livros? Neste texto, vamos explicar e abordar os seguintes assuntos:

  • Qual o significado de streaming
  • Quais os tipos de streaming
  • O que é streaming de livros
  • Como funciona um streaming de livros 
  • Qual o melhor streaming de livros 
  • Qual o significado de streaming?

A palavra em inglês “streaming” significa transmissão. O termo se refere, resumidamente, ao formato de distribuição de conteúdo multimídia de um servidor para um aparelho.

O streaming se tornou um serviço de assinatura que possibilita que as pessoas tenham acesso a milhares de conteúdos no estilo on demand (sob demanda), ou seja, quando, como e onde elas preferirem. Para isso, precisam contar com conexão estável com a internet. 

A adesão ao serviço costuma ser simples e consegue atrair diferentes perfis de público. Ao utilizar um streaming, o usuário não ocupa espaço nos HDs dos seus aparelhos, pois não é necessário realizar o download dos arquivos. 

Quais os tipos de streaming?

Um dos mais populares é o streaming de entretenimento, como a Netflix, que oferece filmes, séries, programas de TV e esportes, incluindo produções próprias e lançamentos. Além das plataformas digitais criadas com a finalidade de transmitir conteúdos, o streaming passou a ser um formato utilizado também por canais e operadoras de TV internacionais e nacionais, além de empresas que não atuavam na indústria cultural, como serviços de varejo.

Outro tipo de streaming conhecido é o de músicas e podcasts, como o Spotify. Os fãs de games contam com diversos streamings de jogos, no qual os usuários podem acessar diversas plataformas para jogar na nuvem via desktop ou mobile. Há ainda o formato de streaming de livros, que você descobrirá no tópico seguinte.

O que é streaming de livros?

Streaming de livros é um serviço oferecido por meio de uma plataforma digital em que o usuário tem acesso a um amplo acervo para leitura de ebooks. A leitura das obras pode ser feita por celular (IOS e Android), tablet e pelo computador, em qualquer hora e em qualquer lugar. Há possibilidade de acessar e ler off-line também.

Um ponto interessante é que assim como os streamings de audiovisual têm suas próprias produções exclusivas, um streaming de ebooks também consegue disponibilizar livros digitais com exclusividade.

Em um serviço de streaming de livros também é comum a utilização de termos como “títulos”, “catálogos”, “assinantes”, como ocorre nas plataformas de streaming de filmes e séries. 

Como funciona um streaming de livros?

Um serviço de streaming de livros possibilita a leitura digital de milhares de ebooks de diferentes gêneros literários por meio de uma assinatura. Os streamings possuem seus próprios planos de assinatura, com valores e períodos de contratação que podem variar.

Há plataformas que contemplam ainda o universo acadêmico, com livros online para educação técnica e educação superior, que funciona da seguinte maneira: as instituições de ensino contratam o serviço de streaming de livros e disponibilizam o acesso para que seus alunos possam ler, gratuitamente, obras de todas as áreas de conhecimento indispensáveis para formação profissional. 

Além de acabar com as filas de espera nas bibliotecas físicas das instituições, o streaming de livros acadêmicos atende às normas de acervo virtual exigidas pelo MEC (Ministério da Educação), nas quais é necessário fornecer exemplares dos títulos recomendados aos alunos. 

Esse tipo de recurso tem feito sucesso com estudantes brasileiros, pois de acordo com levantamento realizado em 2023 pela MB (Minha Biblioteca), mais de 1,4 bilhão de páginas já foram lidas em seu streaming de livros desde 2011. 

Qual o melhor streaming de livros?

Existem diversas opções de streaming de livros no mercado, com diferentes propostas. Responder qual o melhor serviço é uma tarefa complexa, pois precisaria ser considerada a necessidade do público que vai consumir o conteúdo.

O que podemos afirmar é que a MB é um streaming de livros que contribui para a democratização de conhecimento no país, já que as pessoas passam a contar com títulos importantes que aprimoram a sua experiência de leitura e facilitam o processo de aprendizagem com obras de referência e os recursos mais atuais do mercado. Inclusive, a Minha Biblioteca foi destaque em uma reportagem da Exame em 2023. 

Atualmente, mais de 50 editoras e selos editoriais compõem o acervo da MB.

A empresa realiza curadoria de conteúdo com análise especializada de títulos relevantes e faz atualizações mensais com a inclusão de edições mais recentes ou lançamentos. Além disso, grande parte do acervo é exclusivo. 

Com a MB, o usuário tem acesso a milhares de ebooks relevantes para a vida acadêmica, profissional e pessoal em uma plataforma que divide catálogos por temas e áreas do conhecimento. 

Além de oferecer planos específicos para órgãos públicos e instituições de ensino técnico e superior, a MB também disponibiliza uma biblioteca digital para empresas. Há também a opção de assinatura individual para quem busca desenvolvimento pessoal, impulsionar a carreira e reduzir custos com a compra de livros físicos.  Saiba mais!

Compartilhe: