Inovação na Educação

Inovação na educação: saiba como transformar sua instituição de ensino

Nas últimas décadas, o mercado de trabalho se transformou radicalmente e continua se transformando. Nesse sentido, as instituições de ensino superior, enquanto principais formadoras de profissionais capacitados, têm como maior desafio a inovação na educação, assim como a adaptação dos seus métodos de ensino à evolução da tecnologia educacional.

Superar o engessamento dos modelos tradicionais de ensino é, portanto, mais do que um diferencial competitivo, é uma imposição mercadológica. Pensando nisso, a seguir falaremos um pouco mais sobre essa necessidade de inovação na educação bem como apresentaremos algumas dicas sobre como transformar sua instituição de ensino. Acompanhe!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

A busca por profissionais diferenciados

Um dos principais anseios dos alunos é encontrar na faculdade um ambiente cada vez mais receptivo e interativo, que ofereça as melhores ferramentas para otimizar e facilitar o aprendizado.

Leia também: 5 dicas para tornar sua instituição de ensino mais inovadora no mercado

Com isso, além de uma equipe com professores e funcionários altamente capacitados, é essencial que a instituição de ensino ofereça uma formação completa e que inspire os alunos a criar, pesquisar e inovar em suas áreas de formação.

Isso porque, ao criar cursos mais inovadores e dinâmicos, a instituição passa a oferecer pessoas mais capacitadas e preparadas para fazer a diferença em um mercado tão transformador quanto o atual.

Leia também: 4 tendências de transformação digital na educação

Além disso, esses são os aspectos que tornam a instituição mais atraente para os alunos e consequentemente aumenta a capacidade de atração e retenção de estudantes, em outras palavras: a necessidade de inovação é percebida em todos os extremos, da captação e manutenção do aluno na faculdade até o lançamento dele no mercado de trabalho.

O mundo 4.0 e a educação

A principal característica do mundo 4.0 é a transformação. A inteligência artificial e as soluções automatizadas caminham para modulações surpreendentes. Muitos ofícios e postos de trabalho serão reinventados, outros extintos e muitos criados.

Dessa maneira, acompanhar a velocidade dessas transformações se torna um grande desafio para as instituições de ensino superior, que além de precisarem se manterem relevantes e atraentes para os alunos e potenciais alunos, precisa oferecer formações que condizem com as expectativas desse mercado tão revolucionário.

Decerto a inovação na educação não é uma tarefa fácil. Contudo, o segredo para não se estagnar no tempo perpassa, antes de qualquer outra coisa, pela facilitação do aprendizado e pelo uso da tecnologia como uma aliada.

Mas o que isso significa? Simples, que abrindo-se para soluções e ferramentas tecnológicas que potencializam o ensino e o aprendizado dos alunos, a instituição de ensino superior já avança diversos passos rumo à inovação na educação.

A Minha Biblioteca como aliada no ensino superior

A leitura é, sem dúvida, parte indissociável de uma formação. Além da sala de aula, é imprescindível que o estudante corrobore o que aprendeu por meio de bibliografias e conteúdos que facilitem a assimilação das disciplinas.

Leia também: Como o acervo digital beneficia a bibliografia básica e complementar e o papel da bibliotecária nesse contexto

Logo, o acesso a obras e literatura diversificada é essencial para que a formação do estudante seja completa. E as bibliotecas virtuais materializam perfeitamente os anseios do mundo 4.0 e do novo modelo de aprendizado e transmissão de conhecimento.

Com um acervo rico e que pode ser acessado por qualquer dispositivo com acesso à internet, a plataforma facilita a vida de estudantes e educadores ao disponibilizar milhares de conteúdos de maneira extremamente ágil e usual.

E o melhor é que tudo isso é possível sem limites de empréstimos, filas de espera, necessidade de locomoção ou de transporte de materiais, entre muitas outras facilidades.

Deseja saber mais sobre como a Minha Biblioteca poderá ajudar a sua instituição de ensino a promover a inovação na educaçãoEntre em contato com a nossa equipe!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!