evasão na ead

Como os tutores podem ajudar a combater a evasão no EAD

De acordo com dados do Censo da Educação Superior 2018, divulgados pelo Ministério da Educação, mais de 2 milhões de estudantes estavam matriculados na educação a distância no Brasil, no entanto, a evasão no EAD chegava a 50% em muitos cursos.

Mesmo com a crescente procura por cursos a distância, atuar para combater o gargalo nesta modalidade ainda é um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior.

Neste contexto, a figura do tutor é mais do que importante. Ele se torna imprescindível para manter o aluno engajado e focado até a conclusão do curso.

O papel do tutor no EAD

O tutor é o profissional contratado pela instituição de ensino parar tirar as eventuais dúvidas dos alunos.

Formado na área de interesse do curso, cabe a este profissional ser a ponte entre os estudantes e a instituição.

Uma de suas principais funções é evitar a evasão no EAD e encontrar formas de estreitar os vínculos entre os envolvidos.

Principais motivos que levam à evasão no EAD

Diversos são os fatores que influenciam um aluno a deixar o curso a distância. Entre eles, podemos destacar: falta de tempo, problemas financeiros, não atendimento das expectativas, dificuldades com a plataforma e falta de interação.

Para todas estas dificuldades, existem maneiras para a instituição de ensino atuar para combater a esses problemas.

Na questão da falta de tempo, é possível dar dicas de como estudar nas horas disponíveis, fazendo uma melhor gestão das atividades a serem realizadas no dia a dia.

Descontos e formas de pagamento facilitadas ajudam a resolver os problemas financeiros e empregar uma comunicação clara e objetiva, cumprindo o que foi prometido, impede que as expectativas não sejam atendidas.

Por fim, investir em plataformas com foco na experiência do usuário é o melhor caminho para ajudar na retenção do conteúdo, minimizando eventuais problemas com o sistema.

A falta de interação está diretamente ligada à figura do tutor. Cabe a ele ser o elo entre o aluno e a instituição de ensino superior.

O tutor como agente fundamental do EAD

Como responsável pelo contato direto com o aluno, o tutor é a pessoa mais próxima do estudante no cenário educacional a distância.

Por isso, a interação e o vínculo são fatores preponderantes para reduzir a evasão no EAD, pois apesar da educação ser a distância, há um laço criado entre o tutor e o estudante.

A aproximação pessoal tão importante nas relações humanas também é fundamental neste caso. O aluno que é procurado pelo tutor para tratar assuntos interpessoais sente-se acolhido e é esta capacidade de escuta que torna o tutor um profissional diferenciado.

Mais do que apenas corrigir provas e fiscalizar atividades, cabe ao tutor estar interessado na permanência do aluno e por isso espera-se que o profissional entre em contato ao perceber que houve uma queda no rendimento dos trabalhos ou diminuição nos acessos ao sistema.

Exemplos comprovam que tutores com experiência em sala de aula real tendem a estar mais próximos dos alunos, buscando entender as dificuldades.

A capacidade para motivar o estudante está diretamente ligada à retenção deste aluno, aumentando a taxa de concluintes dos cursos e ajudando a instituição de ensino a obter sucesso no EAD.

Conheça a Minha Biblioteca

Para combater a evasão no EAD e facilitar a busca por informações para os alunos que aderem à educação a distância, existem diversas ferramentas online, como as bibliotecas digitais.

Práticos e eficientes, os acervos digitais disponibilizam materiais na íntegra para que os estudantes possam consultar as informações em tempo real e com a credibilidade necessária para a realização de trabalhos acadêmicos.

Com mais de 7 mil títulos à disposição, a Minha Biblioteca oferece diversas funcionalidades para alunos, professores e também vantagens para as instituições de ensino.

Com o reconhecimento do Ministério da Educação, a Minha Biblioteca ajuda a compor a bibliografia básica exigida nas avaliações do órgão.

Se a sua instituição de ensino ainda não conta com a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e veja todos os benefícios de ter o acervo à disposição.