Marcos regulatórios EAD no Brasil

Conheça os principais marcos regulatórios da Educação a Distância no Brasil

Atualmente o acesso facilitado à internet e a popularização dos smartphones já fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Desse modo, a educação a distância no Brasil tornou-se uma alternativa muito atraente para diversos estudantes, resultando na expansão de 7,2% em 2016.

Isso aconteceu principalmente por dois fatores: os custos a distância costumam ser consideravelmente menores quando comparados aos presenciais, além da flexibilidade para estudar em qualquer horário e lugar.

Dessa forma, conhecer os marcos regulatórios da educação a distância no Brasil e saber atrair os novos alunos da era digital para essa modalidade é fundamental. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre o EAD de forma clara e objetiva. Continue acompanhando!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Conheça os marcos regulatórios da educação a distância no Brasil

Por meio do decreto 5.662 em 2005 que a educação a distância foi caracterizada como modalidade educacional. Em seguida no ano de 2007 saiu o referencial de qualidade para o ensino a distância no Brasil.

Mas foi só em 2017 que o decreto de 9.057 possibilitou o credenciamento de IES (Instituição de Ensino Superior) para cursos a distância sem o credenciamento de cursos presenciais. Dessa forma, as instituições já podem oferecer apenas cursos EaD, seja na graduação ou pós-graduação lato sensu, sem atuar na modalidade presencial.

O objetivo principal é fazer com que o país atinja a meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina o aumento da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50%, além de elevar a taxa líquida em 33% para estudantes de 18 a 24 anos.

Como a Era Digital influencia as modalidades educacionais?

A chamada Era Digital no segmento do ensino superior caracteriza-se principalmente com a chegada dos alunos denominados nativos digitais. Os nativos digitais são aquelas pessoas que nasceram em uma época onde a tecnologia já fazia parte do dia-a-dia.

Dessa maneira, as modalidades educacionais são diretamente influenciada pelo avanço tecnológico. Uma vez que é cada vez comum encontrar alunos que optam pela educação a distância no Brasil, de acordo com o mec só em 2017 o crescimento do segmento após a nova regularização foi de o de 133% dos polos de educação a distância no Brasil.

Por isso, muitos reitores precisam aprender a atrair mais alunos para a modalidade de ensino a distância em seu cotidiano. A seguir vamos falar um pouco mais sobre o relacionamento com os estudantes do EaD e como atrair mais alunos de forma eficiente.

O que as IES devem fazer para atrair mais alunos para o EaD?

Além de cursos flexíveis que permitem ao aluno se especializar nos horários que lhe convêm e custos menores, é fundamental adotar outras práticas para garantir o sucesso. Com isso, os reitores são responsáveis por encontrar as ações mais adequadas de acordo com as necessidades do estudantes.

Um bom exemplo é a elaboração de cursos que integram o segmento online com o presencial, permitindo ao aluno mesclar sua participação nas aulas do seu modo. No entanto, um aspecto imprescindível na hora de atrair mais alunos é a comunicação.

As Instituições de Ensino devem se preocupar em criar um bom relacionamento com os estudantes, estabelecendo uma comunicação eficiente. Para isso é fundamental possuir bons canais de comunicação, garantindo que as dúvidas e os problemas sejam solucionados rapidamente.

Como a Minha Biblioteca pode atuar em conjunto com o EaD?

A Minha Biblioteca é uma biblioteca 100% digital, que representa um catálogo com as principais editoras acadêmicas do Brasil, entre elas a Grupo A, Grupo Gen | Atlas, Manole e Saraiva. A plataforma disponibiliza acesso de qualquer dispositivo com internet a mais de 7.000 títulos, além de ser uma ótima alternativa para incrementar o acervo físico de uma IES.

Dessa maneira a solução é ideal para proporcionar maior autonomia para os estudantes da educação a distância, seja para estudar para provas, fazer trabalhos ou consultar obras indicadas pelos professores.

Não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe para saber um pouco mais sobre a Minha Biblioteca e seus recursos.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.