Saiba mais sobre: Captação de alunos e seus perfis

Captação de alunos: como atrair estudantes de graduação dos mais variados perfis

captação de alunos de perfis diferentes é desafiador para gestores de instituições de ensino superior, ainda mais que a sociedade tem se transformado de maneira cada vez mais veloz e as diferenças geracionais são concretizadas em prazos muito mais curtos.

Se antes as gerações eram separadas por períodos de 20 a 25 anos, agora esse prazo fica em torno de 10 anos. Esse fator é gerado pelo avanço da tecnologia. Logo, saber lidar com os anseios de diferentes faixas etárias numa estratégia de captação de alunos é essencial para o sucesso de uma instituição.

Você sabia, por exemplo, que ao passo que a geração Y já está geralmente envolvida com o mercado de trabalho, a geração Z muitas vezes opta por concluir a graduação antes de começar a trabalhar? Para te ajudar a entender melhor essas diferenças e a desenvolver boas estratégias para atrair alunos de acordo com suas diferenciações de perfis, reunimos algumas dicas sobre captação de alunos. Continue acompanhando!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

Segmente o perfil dos potenciais alunos

Uma estratégia fundamental para aumentar a captação de estudantes de graduação dos mais variados perfis é a elaboração de um perfil socioeconômico do aluno, ou seja, o local onde ele mora, sua idade, entre outros aspectos que podem auxiliar na hora de elaborar a segmentação dos possíveis alunos.

Logo após identificar quais são os fatores determinantes para cada perfil de aluno, a instituição de ensino superior deve encontrar as melhores estratégias para otimizar a captação desses estudantes dos mais distintos perfis e criar metas para corrigir os pontos identificados que dificultam a retenção desses alunos.

Conheça um pouco sobre cada geração:

Geração X

A geração X foi introduzida à tecnologia e à internet já em sua fase adulta. Por esse motivo, ela possui certa resistência ao que é novo e tem medo de se tornar obsoleta e substituível pelas novas gerações – mais integradas com a realidade digital. Logo, suas principais expectativas relacionadas à formação superior envolvem a busca pela adequação às expectativas de mercado e traquejo com novas tecnologias.

Geração Y

Oriundas da década de 80, a geração Y já é mais familiarizada com os avanços tecnológicos e tem um perfil mais virtual e multitarefa, tendo um apreço maior por fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ler, ouvir música, navegar na internet e conferir o e-mail.

Geração Z

A geração Z é composta por jovens que nasceram a partir dos anos 90 e estão há pouco tempo ou começando a se envolver com o mercado de trabalho agora. Trata-se de uma geração profundamente conectada e que representa a maior parte dos alunos que estão ingressando no curso superior.

Tenha uma presença online relevante

Para atrair alunos é imprescindível marcar presença nas redes sociais de forma positiva, tornando-se relevante para os estudantes antes mesmo dos processos seletivos. Ofereça em seu site e perfis sociais conteúdos de qualidade, atualizados e que despertem o interesse dos alunos.

Também é muito importante esclarecer todas as dúvidas dos potenciais alunos e oferecer recursos para convencê-lo de que sua instituição é a certa para ele, como detalhes do processo de seleção, o nome dos professores, condições de pagamentos e bolsas, entre outros.

Lembre-se de sempre destacar quais são os pontos fortes da sua IES, ressaltando sempre a qualidade do ensino e quais são os pontos que tornam a instituição diferente das demais, adequando o trato e a linguagem com cada perfil de estudante.

Ofereça um suporte online

Disponibilizar um suporte online para os estudantes é fundamental para acompanhar o avanço tecnológico atual, além de otimizar a experiência e a comunicação entre os alunos, instituição e seus professores.

Melhore a captação de alunos com a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros que disponibiliza mais de 7 mil de obras para professores e alunos por meio de biblioteca online acessível, entre outros benefícios para a sua instituição de ensino suprir todas as necessidades dos estudantes.

Ainda tem alguma dúvida sobre captação de alunos para a sua instituição de ensino superior? Acesse nosso site e entre em contato!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!