Cálculo Volume 2

Saiba por que estudar o livro “Cálculo Volume 2”

O livro “Cálculo Volume 2” é indicado para todos os estudantes das áreas de exatas. O famoso estudo do cálculo é temido por muitos alunos que entram na graduação nesta área do conhecimento.

No entanto, assim como “Cálculo Volume 2”, há diversos livros que foram editados para ajudar os iniciantes na carreira.

Veja, neste artigo, por que é tão importante estudar e conhecer esta obra que está entre as mais recomendadas pelos professores e, consequentemente, entre as mais procuradas pelos estudantes.

Leia também: Livros digitais: desenvolvendo seus conhecimentos em exatas

Por que estudar com o livro “Cálculo Volume 2”?

A tão temida disciplina de cálculo está presente na maioria dos cursos da área de exatas. Por isso, ter acesso ao livro “Cálculo Volume 2” é fundamental para seguir na carreira.

Antes de falar propriamente da obra, vamos entender o conceito de cálculo. O cálculo pode ser visto como uma introdução à Matemática pura ou como os fundamentos para as aplicações da Matemática.

Mas o que a matéria estuda? O cálculo é a parte da matemática em que se estudam mudanças e movimentos, limites e áreas. A principal diferença entre a matemática estudada no colégio e a vista no ensino superior é a presença do infinito que agora passa a ter um papel importante.

É preciso estudar como fazer uma soma de infinitas parcelas ou como tomar um intervalo de tempo infinitamente pequeno.

De fato, o entendimento do cálculo precisa da compreensão de conceitos completamente diferentes daqueles estudados no ensino médio: as noções de limite e infinitesimais.

Leia também: Conheça os 7 principais livros de matemática financeira

Em quais áreas é aplicado o ensino de cálculo?

Como dito no início deste texto, várias são as disciplinas e áreas que utilizam o cálculo em seu dia a dia. As principais são:

• Matemática
  • Ciências Econômicas
  • Banco de Dados
  • Física
  • Química
  • Ciências Contábeis
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Gestão Financeira
  • Ciência da Computação
  • Sistemas de Informação

As diversas vertentes da Engenharia – Ambiental, Industrial, Civil, Mecânica, Hidráulica, de Materiais, Aeronáutica – também usam as definições e conceitos relacionados ao cálculo.

Saiba mais sobre “Cálculo Volume 2”

Um dos principais livros do catálogo de exatas, “Cálculo Volume 2” foi escrito originalmente na forma de um curso. Sempre dando ênfase à compreensão dos conceitos, o autor James Stewart inicia a obra oferecendo uma visão geral do assunto para, em seguida, apresentá-la em detalhes, por meio da formulação de problemas, exercícios, tabelas e gráficos.

A obra está dividida em dois volumes: o primeiro dos capítulos 1 ao 8 e o segundo do 9 ao 17.

Esta edição, tradução da 8ª edição norte-americana, traz diversas novidades em relação à anterior, como exercícios atualizados, novos exemplos incluídos, resolução ampliada de exemplos e mais de 20% de novos exercícios em cada capítulo.

Assim como na edição anterior, a obra apresenta exercícios graduados, com progressão cuidadosamente planejada dos conceitos básicos até problemas complexos e desafiadores.

Neste volume, o aluno encontra equações diferenciais, equações paramétricas e coordenadas polares, sequências e séries infinitas, vetores e a geometria do espaço, funções vetoriais, derivadas parciais, integrais múltiplas, cálculo vetorial e equações diferenciais de segunda ordem.

Como o livro “Cálculo Volume 2” é dividido

O livro é dividido em 9 capítulos:

Capítulo 9 – Equações Diferenciais

Capítulo 10 – Equações Paramétricas e Coordenadas Polares

Capítulo 11 – Sequências e Séries Infinitas

Capítulo 12 – Vetores e a Geometria do Espaço

Capítulo 13 – Funções Vetoriais

Capítulo 14 – Derivadas Parciais

Capítulo 15 – Integrais Múltiplas

Capítulo 16 – Cálculo Vetorial

Capítulo 17 – Equações Diferenciais de Segunda Ordem

Características da obra

Por ser uma obra traduzida, a edição brasileira tomou alguns cuidados para auxiliar os estudantes a se familiarizarem com o conteúdo.

As características mais marcantes são:

Exercícios com dificuldade progressiva: cada grupo de exercícios foi cuidadosamente classificado, progredindo de exercícios conceituais básicos e problemas que visam ao desenvolvimento de habilidades, até problemas mais desafiadores, com demonstrações e aplicações.

Dados reais: foram inseridos dados do mundo real pesquisados em bibliotecas, empresas, órgãos governamentais e na internet para que pudessem apresentar, motivar e ilustrar os conceitos de cálculo.

Projeto: trata-se de uma maneira de despertar o interesse dos alunos e torná-los aprendizes ativos. Por isso, é preciso fazer com que os estudantes trabalhem (às vezes em grupos) em projetos mais aprofundados, que transmitam um verdadeiro sentimento de realização quando completados.

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

O Clube de Assinatura da Minha Biblioteca é uma plataforma digital que oferece assinatura pessoal de catálogos segmentados em 6 áreas do conhecimento para alunos, professores, pesquisadores e demais interessados em e-books acadêmicos para sua formação e atualização profissional.

Com mais de 3,5 mil títulos, o catálogo de exatas reúne obras de autores consagrados, incluindo “Cálculo Volume 2”, um dos mais requisitados nos cursos de exatas.

A interface intuitiva da plataforma Minha Biblioteca facilita a navegação, com praticidade e conveniência de acesso a partir de um dispositivo conectado à internet, além de várias funcionalidades, como busca por palavra-chave, leitor em voz alta, anotações e realce de cor no texto para melhor experiência de leitura online e aprendizado.

Se você está em busca de informações sobre o livro “Cálculo Volume 2” e ainda não conhece o catálogo de exatas do Clube de Assinatura da Minha Biblioteca, acesse o site e veja todas as vantagens para sua formação e atualização profissional.