Biblioteca digital: conheça 6 benefícios imperdíveis

Em nossa última postagem, falamos sobre a importância das bibliotecas na era digital. Agora, vamos ver alguns benefícios que a utilização de uma biblioteca digital pode trazer para a sua instituição.

Com a modernização do ensino, a relação da nova geração com os livros também mudou. A grande demanda por conhecimento,  constantes atualizações de conteúdo e a facilidade do acesso digital trouxeram novas oportunidades para o aprendizado.

Agregando novas ferramentas como a biblioteca digital, que facilitam o acesso aos materiais de pesquisa, os gestores de ensino estão economizando  e aumentando o interesse dos alunos.

Veja alguns dos benefícios da Biblioteca Digital na lista abaixo:

1. Biblioteca Digital não necessita de espaço físico

O espaço virtual elimina a necessidade de uma estrutura física maior para a biblioteca, que gera custos de manutenção, eletricidade, atualização de acervo e pessoal qualificado.

2. Acesso através de diversos gadgets

O aluno pode consultar a biblioteca a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, podendo utilizar seu computador, notebook, tablet ou smartphone. A praticidade da ferramenta faz com que o aluno mantenha o interesse na pesquisa.

3. Conteúdo de qualidade

O acesso ao melhor conteúdo das principais obras das quatro maiores editoras de livros do Brasil garante ao aluno um ensino de qualidade e sempre atualizado.

Cursos de Direito e Medicina, por exemplo, precisam de atualização de materiais de pesquisa, que são renovados constantemente.

4. Sem fila de espera para utilizar o livro

Elimina a preocupação com a disponibilidade do material para todos os estudantes, pois a plataforma digital permite o acesso simultâneo dos alunos ao mesmo material. A consulta digital também economiza na reposição de livros danificados.

5. Customização de conteúdo

Os professores podem customizar os livros,  compondo  o material com capítulos de várias obras, possibilitando o atendimento de uma demanda específica para o que está sendo ensinado.

Com a Minha Biblioteca, os alunos também têm acesso a recursos como:

• Realce com opções de cores;
  • Anotações;
  • Pesquisa por palavra-chave;
  • Acesso rápido ao sumário;
  • Metadados em Marc 21;
  • Estatísticas de uso;
  • Impressão de parte do conteúdo.

6. O MEC e a Biblioteca Digital

O MEC reconhece 100% da bibliografia complementar em forma digital para atingir nota 5 na avaliação de ensino.

Veja abaixo um trecho do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a distância:

Conceito 5: Quando o acervo da bibliografia complementar possui, pelo menos, cinco títulos por unidade curricular, com dois exemplares de cada título ou com acesso virtual.

Os polos de educação a distância (EAD) podem escolher entre o acervo totalmente físico ou totalmente digital, tanto da bibliografia básica como da complementar. Dessa forma, essas instituições poderão optar pelo modelo mais adequado ao cenário delas e com economia de custos.

Para complementar, leia a portaria do MEC (Capítulo III, Artigo 11, Parágrafo VI), publicada no Diário Oficial da União em 22 de Junho de 2017.

A disponibilidade dos melhores títulos em formato digital, sempre atualizados e com a praticidade de acesso e customização por alunos e professores, a instituição tem maiores chances de aumentar a nota de avaliação da sua biblioteca no MEC.

Neste artigo, vimos que utilizando uma biblioteca digital, estudantes terão acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos entre as principais publicações de diversas áreas de especialização, melhorando a qualidade do ensino e trazendo economia para sua instituição.

Se a sua instituição de ensino ainda não assina a Minha Biblioteca, entre em contato e conheça todos os benefícios que a plataforma oferece.