Aulas de metodologia científica mais atrativas

Como tornar as aulas de metodologia científica mais atrativas aos alunos

É comum encontrar alunos saindo de um curso de graduação que não possuem condições de elaborar pesquisas acadêmicas adequadas. Isso acontece principalmente pela abordagem superficial da metodologia científica que é aplicada dentro da sala, que utilizam teorias que não capacitam para a realização desse tipo de trabalho na prática.

Com isso em mente, os educadores devem tornar as aulas mais atrativas aos alunos, evidenciando a importância da relação entre a teoria e a prática na metodologia científica. A melhor maneira de fazer isso é por meio de métodos inovadores e da tecnologia como forma de agilizar o acesso às informações.

No artigo de hoje, vamos elaborar um guia rápido sobre como tornar as aulas de metodologia científica mais atrativas aos alunos. Continue a leitura!

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Como tornar as aulas de metodologia científica mais atrativas?

Para entender como tornar as aulas de metodologia científica mais atrativas para os alunos, primeiro é preciso pensar como esse tipo de conteúdo é passado aos estudantes. No geral, em 40 minutos os alunos precisam aprender diversas teorias, ler diversos livros e elaborar exercícios complexos.

Leia também: 5 razões para valorizar ainda mais a pesquisa acadêmica

A seguir, vamos apresentar duas dicas de ouro para mudar o cenário em suas aulas!

Contextualize o tema com a realidade dos alunos

O primeiro passo para tornar a aula de metodologia científica mais atrativa é trabalhar a ideia da contextualização dos temas tratados dentro de sala com a realidade dos alunos. Dessa maneira, o aluno deixa de ser apenas um espectador, como costuma acontecer nos modelos mais tradicionais de ensino, assumindo um papel mais ativo.

Para que isso aconteça, o professor deve elaborar situações comuns do cotidiano dos estudantes, aproximando o dia a dia do aluno do conhecimento científico. Diversos temas podem ser abordados, como problemas ou situações sociais, econômicas, culturais, políticas etc.  O importante é garantir que o tema tratado dentro de sala envolva os alunos de alguma forma.

Dê preferência para aplicações reais

Estimular o processo de pesquisa dentro e fora de sala de aula é uma maneira desenvolver a capacidade dos estudantes de ler, criticar e interpretar informações. O segundo passo para tornar as aulas de metodologia científica mais atrativas aos alunos é a utilização de aplicações reais, nas quais o conhecimento adquirido pelos alunos pode ser utilizado na prática.

Leia também: Motivação e aprendizagem: como professores universitários podem envolver os alunos

Para isso, os professores devem utilizar metodologias que podem ser aplicadas, com o objetivo de envolver toda a sala para aprender na prática. Dessa forma, os conteúdos ensinados nas aulas de metodologia científica tornam-se mais relevantes.

Aprender na prática é melhor, pois facilita a fixação do conteúdo e retém a atenção dos alunos.

Como a Minha Biblioteca contribui para as aulas de metodologia científica?

Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros formada pelas quatros principais editoras de livros acadêmicos do país — Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva. O acervo digital disponibiliza acesso a mais de 7 mil títulos técnicos e científicos de qualidade, um fator essencial para facilitar a pesquisa dentro e fora das salas de aulas – aproveite para saber como incentivar a leitura na Era Digital.

Para conhecer todas as funcionalidades e benefícios da Minha Biblioteca, solicite um trial de teste. Se a instituição de ensino em que leciona não possui nossa plataforma digital de livros, recomende-nos ao reitor da IES.

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!