atlas de anatomia humana

Saiba os principais pontos do livro Atlas de Anatomia Humana

Entender como funciona o corpo humano é uma das premissas básicas de todos os cursos da área da saúde. Os estudantes e interessados neste campo do conhecimento precisam contar com um atlas de anatomia humana para compreender melhor o funcionamento do corpo.

A anatomia é a parte da ciência que estuda de forma macroscópica e microscópica a constituição e o desenvolvimento dos seres vivos. Cabe a ela analisar a composição e a estruturação e como os sistemas se relacionam entre si.

No caso da anatomia humana especificamente, ela estuda as estruturas biológicas dos seres humanos, seus sistemas, suas integrações e como cada parte está diretamente relacionada com as demais.

Também são estudadas questões relacionadas com alterações genéticas provocadas pelo ambiente ou pelo tempo. A disciplina ainda serve para auxiliar na análise evolutiva da espécie.

Leitura recomendada: Entenda os principais aspectos do livro Fundamentos de Fisiologia Médica

A importância do atlas de anatomia humana

O estudo da anatomia humana é imprescindível às áreas de saúde, pois é por meio da análise sistêmica que se torna possível compreender como o corpo funciona. Além disso, é possível saber como determinadas doenças e enfermidades atuam e como certas substâncias melhoram ou pioram a saúde.

A anatomia humana, assim como os demais temas relacionados à área da saúde, exige um estudo contínuo por parte dos estudantes e interessados nestas carreiras.

Para facilitar as análises, o atlas de anatomia humana mostra o corpo dividido em planos anatômicos. Eles funcionam como uma espécie de corte do organismo. Veja:

Saiba mais: Como superar os principais desafios da educação médica no Brasil

Plano frontal ou coronal

Corta o corpo no eixo vertical, de um lado a outro. O ponto de referência é a sutura coronal do crânio. As estruturas à frente são chamadas de anteriores e as de trás, posteriores.

Plano sagital

Corta o corpo verticalmente em direita e esquerda, passando pela sutura sagital do crânio (testa). As estruturas localizadas próximas à secção são identificadas como mediais e as mais afastadas são denominadas laterais.

Plano transverso

Corta o corpo horizontalmente, na altura do quadril. Todas as estruturas acima do plano são chamadas de superiores e, abaixo, inferiores.

O estudo da anatomia humana, geralmente, é feito por manipulação de cadáveres. Mas, há obras, como “Netter – Atlas de Anatomia Humana”, que são referências na área e escritas por renomados autores.

Conheça o livro “Netter – Atlas de Anatomia Humana”

Netter é o atlas de anatomia humana que oferece descrições únicas e detalhadas do corpo humano, todas realizadas a partir de uma perspectiva clínica.

Com esta ênfase nas relações anatômicas e em imagens clinicamente relevantes, o atlas de anatomia humana do Dr. Netter fornece um vocabulário visual coerente e duradouro para compreensão da anatomia e de como ela se aplica à medicina atual.

Dentre as novidades da obra, estão as novas ilustrações e imagens radiográficas modernas que proporcionam uma visão do atual significado clínico e das perspectivas que desvendam relações anatômicas complexas.

Há também tabelas de músculos em apêndices de acesso fácil no final de cada seção, testes com perguntas e respostas objetivas e anatomia seccional transversa ilustrativa.